Oficial: Fórmula 1 retorna à Globo em 2025

Agora é oficial. 

Depois do spoiler durante o evento de apresentação dos principais produtos ao mercado publicitário para o próximo ano, chamado de Upfront Globo, realizado no último dia 16 de outubro, a Rede Globo oficializou o retorno da Fórmula 1 à grade da emissora a partir de 2025.

Será a volta da principal categoria do automobilismo mundial à emissora que por mais tempo a transmitiu de forma contínua, entre 1981 e 2020, sem contar os anos (na década de 70) em que formou parceria com a extinta TV Tupi, dividindo coberturas em etapas pontuais, como o GP do Brasil de 1972 (prova extraoficial, não válida pelo campeonato).

Diferente do que aconteceu até 2020, o Grupo Globo optou por um leque mais amplo para a cobertura, com etapas transmitidas pela Globo em conjunto com o SporTV, e também pelo Globoplay e GE.

As narrações ficarão a cargo de Everaldo Marques, este como titular da Globo, e o time de comentaristas contará com o jornalista Rafael Lopes, especialista em automobilismo, há vários anos na casa e responsável pelo Blog Voando Baixo no globo.com, e o ex-piloto Luciano Burti, que já exerceu a mesma função anteriormente com a Fórmula 1, e neste hiato da categoria na emissora carioca vem trabalhando com outras competições do esporte a motor, como Stock Car, Porsche Cup e Copa Truck, pelo SporTV.

Everaldo Marques será o titular das narrações. Foto: Instagram/Everaldo Marques

 

Rafael Lopes e Luciano Burti, os comentaristas. Fotos: Renata Coutinho (Rafael Lopes) e Marcos Júnior Micheletti (Luciano Burti) 

REPORTAGENS

Dois jornalistas experientes, baseados em dois continentes (América do Norte e Europa), formarão o time de repórteres que estarão in loco nas 24 etapas previstas para 2025: Julia Guimarães (a partir de Madri) e Guilherme Pereira (de Nova Iorque).

A emissora, no entanto, não definiu quantas (e quais) etapas caberá a cada um deles, mas tudo leva a crer que Guilherme Pereira será o responsável pelas etapas dos Estados Unidos (Miami, Austin e Las Vegas), do Canadá (Montreal) e do México (Cidade do Mèxico), enquanto Julia Guimarães fique com aquelas no âmbito da Europa, Ásia e Oceania.

Julia Guimarães e Guilherme Pereira, com bases em Madri e Nova Iorque, respectivamente, formam o time de repórteres para as transmissões da Fórmula 1 no Grupo Globo. Fotos: Instagram  

Assim, como já se comentava nos bastidores, nenhum profissional da Band será aproveitado (ou reaproveitado) para a Globo a partir de 2025, situação bastante compreensível, já que vários do time da Band fizeram questão de, sobretudo nas primeiras transmissões, "alfinetarem" a Globo, a ponto de não terem sequer contestado a fala grosseira de Nelson Piquet na primeira transmissão da temporada de 2020.

Ele, como convidado especial na "pré-corrida", chamou a antiga detentora dos direitos de "Globo lixo", sem qualquer contestação por parte dos integrantes da Band que estavam presentes no debate, a maioria de ex-funcionários da emissora do Jardim Botânico.

BAND, SOMENTE ATÉ O FINAL DESTA TEMPORADA

Assim que surgiram os rumores da quebra de vínculo da Band com a Liberty Media, por atrasos de pagamentos da emissora do Morumbi à detentora dos direitos de transmissão da Fórmula 1, ficou a dúvida sobre o restante da temporada de 2024, mas a própria Liberty Media garantiu que não haveria mudança até o final do ano em curso.

Os baixos índices de audiência na Band nos GPs, raramente superando os 2,0 pontos, em conjunto aos problemas financeiros da emissora, impulsionados pelos altos investimentos com a chegada de Fausto Silva em uma empreitada onerosa e com retorno muito abaixo do esperado, explicam a "sinuca de bico" que a Band se meteu com a tentativa de, com a Fórmula 1, subir o patamar esportivo de seus canais (Band e BandSports).

De acordo com a puração do site "Grande Prêmio", no fim de semana do GP do Canadá, nona etapa da atual temporada, entre os dias 24 e 26 de maio, sem receber a parcela do Grupo Bandeirantes, a Liberty Media impediu que os profissionais que lá estavam para a cobertura  em Montreal utilizassem o uniforme da Band e a canopla com identificação nos microfones, uma situação no mínimo vexatória para a emissora, em débito com seus compromissos.

TEMPORADA DE 2025

A próxima temporada da Fórmula 1, que marcará o retorno do Grupo Globo às transmissões da categoria, tem 24 etapas programadas, a começar pelo GP da Austrália, no dia 16 de março. O GP de São Paulo, 21ª etapa do ano vindouro, está na agenda da FIA para o dia 09 de novembro, em Interlagos.

O regulamento técnico seguirá o mesmo. As grandes alterações está programadas para 2026, mas em 2025 haverá uma alteração no âmbito técnico, com o fim do ponto extra para a volta mais rápida das corridas principais.

  

 CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A HOME DE AUTOMOBILISMO DO PORTAL TERCEIRO TEMPO 

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O CANAL DO BELLA MACCCHINA NO YOU TUBE

 

 

 

 

 

Últimas do seu time