Seca de Ricardo Oliveira já dura seis partidas. Foto: Marcelo Alvarenga/AGIF

Seca de Ricardo Oliveira já dura seis partidas. Foto: Marcelo Alvarenga/AGIF

O Atlético-MG entra em campo na noite de hoje buscando evitar seu segundo fiasco continental em menos de um mês. Desclassificado na fase de grupos da Libertadores, o Galo foi "premiado" com uma participação na Copa Sul-Americana, e decide seu futuro na competição contra o Unión La Calera, do Chile. Derrotado por 1 a 0 na ida, o Galo terá que abandonar a postura passiva dos últimos jogos se quiser chegar às oitavas. Além disso, será essencial voltar a contar com o poder de fogo de Ricardo Oliveira, artilheiro do time, mas que já encara um jejum bastante incômodo de gols.

Os dois últimos jogos do Atlético-MG não tiveram somente as derrotas de 1 a 0 em comum. Contra o Grêmio e o Unión La Calera, a equipe priorizou o jogo defensivo, com as linhas baixas, aguardando o melhor momento para contra-atacar. Na prática, o que se viu foram atletas com pouco entrosamento, construções de jogadas lentas e um ataque inoperante que mal finalizou ao gol. Agora a postura tem que ser outra. Precisando vencer com pelo menos dois gols de diferença, o Galo terá que tomar as rédeas da partida, apresentar mais sintonia em campo e ver o setor ofensivo voltar a funcionar, inclusive para abastecer sua referência dentro da área.

Nos últimos cinco jogos, o Galo passou em branco por quatro vezes e marcou apenas dois gols, ambos contra o Flamengo. E essa inoperância do setor de criação vem dificultando a vida de Ricardo Oliveira. Artilheiro do time com 13 gols, o centroavante já não marca há seis partidas. Uma boa explicação para isso é que ele mal recebe as bolas, e pouco consegue finalizar durante os jogos. Contra o Grêmio, no último sábado, Ricardo teve uma só chance de chutar ao gol. Se passar em branco mais uma vez, além de não conseguir ajudar a equipe, o atacante irá igualar seu maior jejum com a camisa do Galo. No ano passado, ele ficou sete jogos sem balançar as redes.

Diferente do ano passado, a diretoria do Atlético promete valorizar a disputa da Sul-Americana em 2019. Para isso, o técnico Rodrigo Santana não vai abrir mão dos seus melhores jogadores, e já confirmou o time com força total. Isso inclui a volta de Elias, suspenso no final de semana. Por outro lado, o zagueiro Réver ainda se recupera de uma lesão no nariz, e é dúvida. Além do defensor, o comandante não contará com o lateral Guga, que já viajou para servir a Seleção sub-23 e disputar o Torneio de Toulon, na França.

ATLÉTICO-MG x UNIÓN LA CALERA-CHI

Data: 28/05/2019
Local: Independência, em Belo Horizonte (MG)
Hora: 21h30 (de Brasília)

Atlético-MG: Victor; Patric, Leonardo Silva (Réver), Igor Rabelo e Fábio Santos; Zé Welison, Elias; Cazares, Luan e Chará; Ricardo Oliveira. Técnico: Rodrigo Santana.

Unión La Calera: Batalla; Andía, Vilches, Alvarado e Wiemberg; Laba, Leiva; Walter Bou, Zúñiga e Lobos; Larrondo. Técnico: Francisco Meneghini.

Últimas do seu time