O paulista Gabriel Bortoleto, de 20 anos, foi confirmado pela Sauber/Audi para ocupar um dos assentos da equipe suíça na temporada de 2025. O anúncio aconteceu, de forma oficial, nestta quarta-feira (6), como já havia adiantado o site "Grande Prêmio" no último fim de semana, durante o GP de São Paulo de Fórmula 1.
Ele será companheiro do veterano alemão Nico Hülkenberg, de 37 anos, que nesta temporada está competindo pela norte-americana Haas. Assim, o time suíço, hoje com Valtteri Bottas e Guanyu Zhou, mudará integralmente sua dupla para 2025.
A Sauber, que no ano que vem será Sauber/Audi, e a partir de 2026 definitivamente estará sob total controle da Audi, acertou acordo com Bortoleto, que assim quebrará um jejum que dura desde 2017, ano em que Felipe Massa foi titular da Williams.
É verdade que em duas ocasiões, nas etapas derradeiras da temporada de 2020, Pietro Fittipaldi esteve presente, no lugar do acidentado francês Romain Grosjean, em Sakhir e Abu Dhabi, mas um piloto brasileiro na condição de titular, de fato, não acontece desde 2017.
O nome de Gabriel Lourenzo Bortoleto de Oliveira, natural de Osasco, na Grande São Paulo, onde nasceu em 14 de outubro de 2004, ganhou corpo sobretudo após sua destacada atuação na etapa da Itália da Fórmula 2, em Monza.
Ele, que compete pela Invicta Racing, teve problemas na classificação e partiu da última posição nas duas corridas, mas foi o oitavo na primeira delas e, de forma categórica, ganhou a prova pricipal, sob os olhares do paddock da Fórmula 1.
“Este é um dos projetos mais empolgantes do automobilismo, se não de todo o esporte. Fazer parte de uma equipe que combina a rica história da Sauber e da Audi no automobilismo é uma verdadeira honra. Meu objetivo é crescer com este projeto ambicioso e alcançar o topo do automobilismo. Estou incrivelmente grato pela oportunidade que a equipe me deu e pela chance de trabalhar ao lado de um piloto experiente como Nico. Ambos os programas têm um histórico comprovado de desenvolver jovens talentos, e estou confiante de que juntos, escreveremos nossa própria história de sucesso", salientou Bortoleto.
O italiano Mattia Binotto, COO e CTO da Sauber Motorsport AG, mostrou otimismo com a chegada do brasileiro à equipe, hoje sediada na Suíça.
“Gabriel já demonstrou nas categorias de base que tem o que é preciso para ser um piloto vencedor. Estamos muito satisfeitos que ele se tornará um membro da equipe Sauber e Audi. Junto com Gabriel, estamos em uma jornada rumo ao sucesso e evoluiremos como uma força unificada para moldar uma nova era para a Audi no automobilismo. Nico e Gabriel representam a combinação ideal de experiência e juventude, nos posicionando fortemente para o futuro", ponderou Binotto.
EXPECTATIVA PARA O GP DE SÃO PAULO DE 2025
Na esteira do anúncio de Gabriel Bortoleto pela Sauber/Audi para a próxima temporada, Alan Adler, promotor do GP de São Paulo de Fórmula 1), divulgou uma nota por meio da assessoria de imprensa do mesmo, lembrando dos grandes momentos de brasileiros na categoria e antevendo um grande apoio ao jovem piloto na etapa paulistana de 2025.
"Desde quando assumimos a organização do GP de São Paulo de F1, sempre fomos otimistas em relação à presença de um piloto brasileiro no grid. Afinal, o Brasil sempre teve grandes talentos no automobilismo. A chegada de Gabriel Bortoleto é um grande presente para a torcida brasileira, uma das mais apaixonadas do mundo. Por isso, vamos preparar uma grande festa para o GP São Paulo de 2025. Bortoleto terá uma enorme torcida ao seu lado. Desejamos a ele que tenha na Fórmula 1 o mesmo êxito que vem marcando sua carreira nas categorias de acesso", ponderou Adler.
FALANDO EM PADOCK...
É claro que a atuação de Bortoleto em Monza foi importante, mas Bortoleto já está no "radar" do paddock da Fórmula 1 há tempos. Desde o ano passado ele integra a Academia de Jovens Pilotos da McLaren, graças a sua escalada nos monopostos.
Aliás, sobre isso, Bortoleto encerrará seu vínculo com a McLaren ao término de 2024. O time britânico, logo após o anúncio da Sauber/Audi, emitiu uma nota.
"Gabriel Bortoleto será liberado do programa de desenvolvimento de pilotos da McLaren no final da temporada de 2024 para buscar uma nova oportunidade em sua carreira", informou a McLaren.
Depois de boas temporadas pelo Italiano de F-4 e na FRECA (Fórmula Regional Europeia), Bortoleto estreou na Fórmula 3 pela Trident em 2023, e sagrou-se campeão, fechando a temporada com três vitórias e uma pole, e margem folgada para o segundo colocado, o espanhol Pepe Marti (111 a 75).
Na sequência, neste ano de 2024, Bortoleto estreou com o pé direito na Fórmula 2, cravando a pole na abertura do campeonato, no Bahrein, e apesar de a primeira vitória ter acontecido apenas na sétima etapa, em Spielberg, na Áustria, ele manteve-se sempre entre os primeiros colocados, e hoje lidera o certame com 169,5 pontos, quatro e meio a mais que o franco-argelino Isack Hadjar, da Campos Racing, que integra a Academia de Jovens Pilotos da Red Bull. A temporada ainda contemplará duas etapas para o término: Lusail, no Catar, e Abu Dhabi, ambas com Sprint e corrida longa.
SOBRE A SAUBER
Fundada pelo suíço Peter Sauber em 1970, então como uma equipe de Turismo, a estreia na Fórmula 1 aconteceu somente em 1993, em parceria com a Mercedes-Benz. O propulsor era o Ilmor V10, e a dupla de pilotos foi formada pelo austríaco Karl Wendlinger e o o finlandês J.J. Lehto.
A temporada de estreia foi animadora, concluindo em sétimo lugar entre as 13 inscritas em 1993. Wendlinger foi o 12º com sete pontos e Lehto terminou em 13º, contabilizando cinco pontos.
A única vitória da equipe aconteceu em 2008, com o polonês Robert Kubica, naquele que também foi seu único triunfo na Fórmula 1. Na ocasião, Peter Sauber havia feito um acordo com a BMW e o time se chamava BMW-Sauber.
A atual temporada da Sauber é a pior de sua trajetória, única das dez equipes que ainda não pontuou em 2024.
BRASILEIROS NA SAUBER
Três pilotos brasileiros competiram pela Sauber: Pedro Paulo Diniz (1999 e 2000); Felipe Massa (2002, 2004 e 2005) e Felipe Nasr (2015 e 2016).
GRID PARA 2025
Com o anúncio da Sauber/Audi, anunciando Gabriel Bortoleto para compor a dupla do time suíço ao lado do alemão Nico Hülkenberg, o grid de 2025 está completo. A única "brecha" é na Red Bull. Embora o mexicano Sergio Pérez tenha contrato até o final de 2026, sua permanência na equipe austríaca não é certa. Ele contabiliza 151 pontos, em oitavo lugar, ante os 393 do holandês Max Verstappen, que lidera o certame.
Isso representa apenas 28% dos pontos da Red Bull. Verstappen é responsável pelos 72% restantes. É muita coisa. Seu fraco desempenho se refletiu na tabela de Construtores. A Red Bull é a terceira colocada, com 544 pontos. A líder é a McLaren, com 593, seguida pela Ferrari, que soma 577 pontos.
O argentino Franco Colapinto, de 21 anos, que desde o GP dos Países Baixos está na Williams, na vaga do demitido norte-americano Logan Sargeant, é um dos nomes mais cotados para formar dupla com Max Verstappen na Red Bull em 2025. Além dele, a dupla da Racing Bulls, equipe satélite da Red Bull, também está sob observação: Liam Lawson e Yuki Tsunoda.
CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A HOME DE AUTOMOBILISMO DO PORTAL TERCEIRO TEMPO
CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O CANAL DO BELLA MACCCHINA NO YOU TUBE
Saudade: Há 11 anos morria José Luis Menegatti, brilhante locutor e apresentador
23/12/2024O dia em que Milton Neves recebeu o Título de Cidadão Mauaense
23/12/2024Homenagem: Bráulio, o 'Garoto de Ouro', teve sua biografia lançada no Museu do Inter, no Beira-Rio
23/12/2024Achados & Perdidos: De forma invicta, Inter conquistava o tri do Brasileiro há 45 anos
23/12/2024Palmeiras escancara os cofres e tenta a contratação de Vitor Roque
23/12/2024