Não pela importância dos clubes, mas pelas circunstâncias que envolvem o confronto de logo mais entre Botafogo e Grêmio, o referido jogo é talvez o mais importante de todos os deste Brasileirão, até aqui realizados.
Os interesses de todas as equipes que figuram no G-4 convergem para essa partida que certamente terá papel relevante na decisão do título brasileiro de 2023.
A queda de produção que fez o atual líder perder a larga vantagem que tinha em pontos sobre o vice-líder, associada às derrotas de Palmeiras e Bragantino, seus mais próximos seguidores, ocorridas nos jogos de ontem, tornou a disputa pelo título uma "briga de foice no escuro".
A importância de uma eventual vitória do Grêmio não interessa apenas ao time de Renato, que se vencer torna-se vice-líder do campeonato com chance latente de abiscoitar o título brasileiro deste ano, em igualdade de condições com os demais perseguidores dessa conquista.
O triunfo gremista, caso aconteça, interessa também ao Palmeiras, ao Bragantino e ao Flamengo, todos agora postulantes ao título do campeonato brasileiro, precisando para isso ultrapassar o ainda líder Botafogo, que aliás tem a seu favor um jogo a menos.
Dada a improbabilidade de que isso venha a acontecer, eu nem deveria dizer aqui que matematicamente o Grêmio tem remotíssima chance de assumir a liderança do Brasileirão no jogo de hoje diante do Botafogo.
Para chegar a tanto, o tricolor de Luis Suárez teria que derrotar o alvinegro carioca pela impensada diferença de 9 gols, passando a ter vantagem de 1 gol, no saldo, em relação ao alvinegro carioca, já que ambos ficariam empatados em número de vitórias.
Mas isso é apenas uma colocação feita à guisa de curiosidade, pois se porventura viesse a acontecer se constituiria no fato mais inusitado da história do futebol, relegando ao segundo plano aquele que aconteceu em Recife, popularmente batizado como "Batalha dos Aflitos".
É de tal sorte influente esse extraordinário confronto entre Botafogo e Grêmio, que se realiza no estádio São Januário a partir das 20h desta quinta-feira, que mexe até com velha rivalidade regional da dupla Gre-Nal.
E isso só acontece, porque o Internacional empatou ontem com o time misto do Fluminense, no Beira Rio, desperdiçando a oportunidade de ficar matematicamente livre da possibilidade, que é remota mas existe, de vir a ser rebaixado nesta temporada.
Sem essa certeza do não rebaixamento, o Colorado terá que fazer das tripas coração para vencer o Palmeiras em São Paulo, o que poderá se tornar risco iminente de ajuda ao arquirrival para conquista do título, na hipótese de uma vitória gremista diante do Botafogo.
Acrescente-se a isso o fato de que o Inter ainda tem pela frente, após este jogo contra o Palmeiras, o Bragantino e o próprio Botafogo, clubes com qualquer dos quais o Grêmio poderá vir a decidir a conquista do cobiçado título de campeão brasileiro de 2023
Fale com nosso comentarista esportivo, colunista, repórter e entrevistador Lino Tavares: jornalino@gmail.com, celular/whatsApp (55)991763232.
Foto: UOL