Depois de bater a Bélgica por 1 a 0, França vive a expectativa do adversário na grande Final

Depois de bater a Bélgica por 1 a 0, França vive a expectativa do adversário na grande Final

Passeando no rio Sena a bordo do Bateaux Mouches, em Paris, no início dessa Copa , dialoguei com um desportista francês, que se dirigiu a mim,  puxando assunto sobre futebol, certamente pelo fato de ter me visto com a camisa da seleção brasileira autografada pelo Rei Pelé. 
 
Ao me dizer que era francês e que falava português por ter morado em Lisboa,  peguntei-lhe sobre as condições da seleção da França para encarar os jogos do Mundial da Rússia, comparada àquela equipe francesa que chegou à final da Copa de 2006, na Alemanha, perdendo o título para a Itália, na decisão por pênaltis. 
 
Começou dizendo que a França iria surpreender a muitos, devido à qualidade técnica da equipe montada pelo técnico Didier Deschamps, integrada, segundo ele,  por jogadores de excelente nível, entre os quais citou nomes como  Pavard, Kauté, Giroud, Umtiti e Mbappé, apontando este último como grata revelação da nova geração do futebol francês. 
 
Perguntei-lhe se usava o termo surpreender, querendo dizer com isso que a seleção de seu país estava um tanto desacreditada relativamente à sua participação no Mundial de 2018.
 
Explicou que pensava assim pelo fato de ter percebido que a mídia mundial tinha seu foco voltado  mais para o Paris Saint Germain, em função de suas contratações milionárias como a de Neymar, do que para os bastidores do escrete francês que se preparava para uma grande participação no certame mundial. 
 
Comparou a atual seleção da França com aquela que se tornou vice-campeã do mundo, em 2006, na Alemanha, chegando a dizer que essa possui um conjunto mais consistente do que as representações francesas do tempo de Michel Platini e Zinedine Zidane, embora sem possuir no elenco jogadores dessa envergadura. 
 
Em razão da euforia e do otimismo com que se referia à seleção de sua pátria, cheguei a imaginar a hipótese de estar havendo algum exagero por parte do francês, embora eu soubesse que a equipe a que se referia tinha conquistado o primeiro lugar no grupo A das Eliminatórias da Copa, com 7 vitórias, 2 empates e apenas uma derrota, contabilizando um total de 23 pontos na competição. 
 
Nos jogos da fase de grupos do Mundial, quando se misturam fortes, médios e fracos na luta por uma vaga nas oitavas de final, não vi nada de surpreendente no futebol da França, que correspondesse àquele nível futebolístico a que se referiu com entusiamo o meu interlocutor no passeio de barco pelo Sena.  
 
Na fase do mata-mata, entretanto,  passei a perceber em cada jogada interessante da seleção da França o despontar daquela consistência futebolística  que havia sido aludida pelo torcedor francês, que a priori me parecera "suspeito". 
 
Comecei a acreditar no que me fora dito,  a partir daquele jogo das oitavas de final  em que a França despachou o Uruguai,  aplicando um irreversível  2 a 0 no time de Cavani, resultado até certo ponto surpreendente, considerando que enfrentava a equipe de melhor campanha na Copa.
 
A certeza absoluta de que o francês do bate papo no Bateaux Mouches não havia exagerado nas referências feitas à seleção de seu pais, veio a reboque  daquela estupenda vitória da França diante da Argentina por 4 a 2, nas quartas de final. 
 
Naquele jogo pude constatar que o selecionado francês trazia em seu elenco, além da jovem revelação Kylian Mbappé, atletas de altíssimo nível técnico, compondo um conjunto plenamente entrosado em  todos os setores da equipe.
 
A partir daquela apresentação de encher os olhos, saí de cima do muro e declinei meu favoritismo publicamente, apontando a seleção francesa como a mais cotada para chegar à conquista da Copa da Rússia,  desfalcada em sua fase decisiva das potências de primeira magnitude do futebol Mundial.  
 
Não vou exagerar, afirmando aqui que o time de Didier Deschamps passou com facilidade pela aguerrida seleção belga, que como todos viram vendeu a derrota muito caro, perdendo apenas de 1 a 0 e chegando bem próxima do gol de empate, quase levando a decisão para a prorrogação.
 
A rigor, pode ser dito que a vitória francesa nesse confronto veio no detalhe, calcada no senso de oportunismo do zagueiro Umtiti,  ao saltar mais alto que os zagueiros belgas e cabecear de forma certeira para as redes da meta defendida pelo excelente goleiro Courtois.  
 
Vale destacar aliás que Umtiti se tornou o grande herói desse jogo em que a França carimbou o passaporte para mais uma final de copa, não apenas por ter marcado o gol da vitória, mas também por haver salvo seu time de ter cedido aos belgas a abertura no pacar, aos 27 minutos do primeiro tempo, tirando de cabeça uma bola chutada por Hazard, que tinha o endereço certo das redes. 
 
Amanhã saberemos quem será o outro finalista da Copa, no segundo jogo da semifinal, reunindo as seleções da Inglaterra e da surpreendente Croácia, no estádio Lujniki, em Moscou. 
 
Acredito que a Inglaterra deve vencer esse jogo e chegar à final da Copa, por ser uma seleção um pouco superior e possuidora de maior tradição do que a seleção croata.
 
Não se pode descartar, contudo, a possibilidade de que a Croácia volte a surpreender e se torne a segunda finalista desta Copa onde gigantes despencaram prematuramente como bana passada de madura acaba caindo do cacho. 
 
Vença Inglaterra ou vença Croácia, mantenho meu favoritismo relativo a essa conquista voltado para a seleção francesa, que tem demonstrado possuir um padrão de jogo diferenciado, confirmando o futebol surpreendente de que me falou o companheiro do passeio de barco no leito de um dos mais belos cartões postais de Paris. 
 
Fale com nosso comentarista Lino Tavares: Portal Terceiro Temqpo, Linotíciais ,Portal International, Rede de Mídia On Line (Portal Brasil News, Semanário VirItualino Online,  Rio On Line Jornal, On Line Jornal Porto Alegre, Jornal Eletrônico Entertainment Newspaper). Revista Eletrônica GibaNet.com,  Jornal Expresso Minuano-RS. Facebook:  Lino Mídia Celebrities e Planeta Arte - Estrelas. E-mail: jornalino@gmail..com
 
Foto: Diásper Lucho
 

Últimas do seu time