UOL - O melhor conteúdo
No dia 25 de agosto de 2000, Galatasaray e Real Madrid entraram em campo no estádio Louis II, em Mônaco, pela decisão da Supercopa da Uefa, duelo entre os campeões da Liga dos Campeões e da Copa da Uefa (atual Liga Europa)

No dia 25 de agosto de 2000, Galatasaray e Real Madrid entraram em campo no estádio Louis II, em Mônaco, pela decisão da Supercopa da Uefa, duelo entre os campeões da Liga dos Campeões e da Copa da Uefa (atual Liga Europa)

Real Madrid e Galatasaray iniciam, nesta quarta-feira, confronto pelas quartas de final da Liga dos Campeões. Muitos dão como "barbada? a classificação dos espanhóis, donos de elenco estrelado e que contam com Cristiano Ronaldo, o segundo melhor jogador de futebol do mundo. Mas os turcos se apegam a um jogo histórico para mostrar que a história pode ser diferente.
No dia 25 de agosto de 2000, Galatasaray e Real Madrid entraram em campo no estádio Louis II, em Mônaco, pela decisão da Supercopa da Uefa, duelo entre os campeões da Liga dos Campeões ? Real Madrid 3 x 0 Valencia ? e da Copa da Uefa (atual Liga Europa) ? Galatasaray 0(4) x (1)0 Arsenal ? da temporada anterior.
O elenco do Real Madrid iniciava a fase "galáticos? e já contava com Roberto Carlos (na foto, crédito: Jamie McDonald/ALLSPORT/Getty Images), Figo, Casillas e Raul, por exemplo. Porém, do lado turco, uma dupla de brasileiros foi decisiva.
Enquanto o tetracampeão mundial Taffarel fechava o gol, no ataque quem decidia era um atacante amado pela torcida do Grêmio: Jardel. O centroavante especialista em gols de cabeça decidiu a finalíssima, marcando os dois gols do triunfo de 2 a 1 dos turcos, sendo o segundo na prorrogação.
Outro brasileiro fazia parte daquele time: Capone, zagueiro. Além deles, outros nomes famosos ajudaram o Galatasaray a conquistar a taça ? Hagi, melhor jogador romeno da história, e Hasan Sas, que marcou o gol da Turquia contra o Brasil na abertura da Copa do Mundo de 2002. Outros nomes daquele galatasaray fariam parte daquela seleção turca que acabaria em 3° no Mundial: Emre Belozoglu, Umit Davala, Okan Buruk, Hakan Unsal, Bulent Korkmaz e Fatih Akyel.
Na Foto Histórica que ilustra o post, a equipe turca comemora o título com a taça da Supercopa. Jardel e Taffarel aparecem ladeando o troféu.
Agora, basta saber se o Galatasaray atual, que conta com o artilheiro da Liga dos Campeões Burak Yilmaz (8 gols, ao lado de Cristiano Ronal e Messi), além de Felipe Melo, será capaz de bater um Real Madrid ainda mais galático e repetir aquele que, talvez, seja o maior momento da história do clube.
Foto: UOL

Últimas do seu time