Próximo passo das mulheres que fizeram o curso é a inserção no mercado de trabalho. Foto: Marcos Júnior Micheletti/Portal Terceiro Tempo

Próximo passo das mulheres que fizeram o curso é a inserção no mercado de trabalho. Foto: Marcos Júnior Micheletti/Portal Terceiro Tempo

As mulheres formandas em  mecânica receberam seus respectivos diplomas, nesta que foi a segunda tuma do cuso da Escola do  Mecânico, em cerimônia realizada em Interlagos antes da abertura das atividades para o GP de São Paulo de Fórmula 1, que aconteceu no último domingo, dia 5, com vitóira de Max Verstaappen, seguido por Lando Norris e Fernando Alonso.

Esta foi a segunda turma de mulheres que concluiu o curso, a primeira com formatura nas dependências do autódromo paulistano, mais precisamente no Village Vip Area, que durante o fim de semana do GP recebeu público.

O CURSO, COM COMPROMISSO SOCIAL

Durante cinco meses, as alunas selecionadas tiveram aulas teóricas e práticas de mecânica automotiva e, como complemento, farão parte de um programa para a inserção no mercado de trabalho. As mulheres, em situação de vulnerabilidade social da região de Interlagos, foram recrutadas por Ongs parceiras.

Após o projeto piloto que aconteceu em 2022, com 50 mulheres formadas, a edição de 2023 foi ampliada, com o dobro de mulheres beneficiadas, 100, que contaram com o apoio da Mubadala Capital.

“A Fórmula 1 está se empenhando na valorização das mulheres. Criou a F1 Academy, uma competição exclusiva para as pilotas, e nós estamos proporcionando o curso, associando mulheres com mecânica e possibilitando uma nova opção de trabalho para elas”, explicou Alan Adler, CEO do GP São Paulo de F1, durante a cerimcerimônia em Interlagos.

Sandra Nalli, criadora da Escola do Mecânico, que hoje conta com 37 unidades em operação, espalhadas em diversos estados brasileiros, também falou sobre o projeto.

“É um grande privilégio formar essas mulheres para trabalhar em uma área que é tão escassa e precisa de gente capacitada. Poder participar dessa construção junto com o GP São Paulo de F1 é ver, na prática, o propósito da escola que trabalha para esse fim, gerar, impacto, renda e emprego. É para isso que ela existe”, pondeou Sandra.

PRÓXIMO PASSO...

A organização do GP de São Paulo de Fórmula 1 vai preparar uma campanha, por meio de vídeo, estimulando a contratação de mulheres como mecânicas. Um encontro com possíveis empregadores também está programado pela organização do curso em parceria com o GP São Paulo.

Últimas do seu time