O Jabaquara Atlético Clube promoveu uma festa para comemorar o 100º ano de sua fundação, no último dia 15 de novembro de 2014.
Atualmente na 4ª Divisão do Campeonato Paulista de Futebol, o "Leão da Caneleira", o Jabaquara, da cidade de Santos, viveu grandes momentos na década de 1950, com destaque para a vitória por 6 a 4 diante do Santos em plena Vila Belmiro, em 31 de julho de 1957.
De acordo com o Almanaque do Santos, de Guilherme Nascimento, o time comandado por Filpo Nuñez foi a campo com Fininho; Pavão e Getúlio; China, Dom Pedro e Osvaldo; Hélio, Ari, Washington, Wilson e Bugre.
O Santos, do técnico Lula, jogou com Laércio; Hélvio e Ivan; Fioti, Urubatão e Zito; Tite, Álvaro, Pagão, Pelé e Pepe. Os gols do Santos foram marcados por Pagão (dois), Tite e China (contra). Para o Jabaquara, marcaram: Hélio, Washington, Wilson (três) e Bugre.
Entre os jogadores que passaram pelo Jabaquara, alguns estiveram presentes ao evento comemorativo do centenário do clube, casos de Marcos (ex-Corinthians) Célio Taveira, que também atuou no Corinthians e Vasco (na foto acima), Geuvânio (atualmente no Santos). Nas fotos abaixo, também aparecem Serginho Chulapa e Gilberto Costa, entre outros.
Um dos principais goleiros de todos os tempos, Gylmar dos Santos Neves, começou sua carreira pelo Jabaquara, em 1945, onde permaneceu até 1951, quando foi negociado com o Corinthians.
Feijó, Getúlio, Ramiro, Álvaro e José Maria Marin, atual presidente da CBF, foram outros jogadores que também ajudaram a fazer a história do Jabaquara.
Foto: Gabriel Santana
ABAIXO, AMPLA GALERIA DE IMAGENS. FOTOS DE GABRIEL SANTANA, BÁRBARA DOS SANTOS SOARES, VICTOR MATHEUS, FELIPE FOSALUZA E ARTHUR FALCÃO
Saudade: Athiê Jorge Cury, presidente do Santos no período mais vitorioso, nascia há 121 anos
01/08/2025F1: McLaren pode entrar para o seleto 'Grupo das 200'
01/08/2025O dia em que Milton Neves foi homenageado na Premiação do Paulistão Sicredi
01/08/2025F1: Norris melhora sua marca da manhã e fecha o dia na liderança em Hungaroring. Aston Martin surpreende
01/08/2025Olhos no retrovisor: Piloto francês com duas vitórias na F1, Patrick Depailler morria há 45 anos
01/08/2025