Holandês assumiu a ponta no final da sessão. Foto: Red Bull Racing

Holandês assumiu a ponta no final da sessão. Foto: Red Bull Racing

O holandês Max Verstappen (Red Bull-Honda) começou na frente a temporada da Fórmula 1, liderando o primeiro treino livre nesta sexta-feira (26) em Sakhir, palco do GP do Bahrein, que acontece no próximo domingo (28) a partir do meio-dia.

No final da sessão, que durou uma hora, em sua última tentativa, Verstappen subiu para o topo da tabela, então liderada por Valtter Bottas (Mercedes), fazendo 1min31s394, 0s298 melhor que o finlandês, que terminou em segundo. Lando Norris (McLaren-Mercedes), que chegou a liderar o TL1, foi o terceiro, a 0s503 do líder Verstappen.

No comparativo da Red Bull, para quem esperava Pérez mais próximo de Verstappen, tomando por base a diferença abissal em 2020, com Albon, nenhuma mudança significativa, com o mexicano em sexto, a 0s677 do holandês.

Entre eles, a Mercedes de Hamilton em quarto e a Ferrari de Leclerc em quinto.

Norris (McLaren-Mercedes) chegou a liderar a sessão e terminou em terceiro. Foto: McLarenF1

CALOR NO DESERTO

Com temperatura do ar na casa dos 36ºC e 46ºC no asfalto, a primeira meia hora teve domínio de Hamilton, mas o britânico foi superado por Norris quando restavam 25 minutos para o final, colocando a McLaren no topo da tabela, no momento em que até aqueles que estavam calçados de pneus duros passaram a utilizar os compostos macios. 

A movimentação foi intensa nos 15 minutos finais da sessão, com significativas melhoras da Ferrari (com Leclerc) e da Alpha Tauri (com Gasly), que subiram para o segundo e o terceiro lugares, respectivamente.

A Mercedes trabalhava intensamente no carro de Botta e o devolveu à pista para que ele fizesse a melhor volta, em 1min31s692, restando sete minutos para o final.

Mas a alegria do finlandês durou apenas até Verstappen retornar com pneus macios novos para subir à ponta, 0s298 melhor que Bottas., quando faltavam três minutos para a bandeira quadriculada no treino livre 1.

Assim, com Verstappen em primeiro, Bottas em segundo e Norris em terceiro, foi encerrado o primeiro treino livre para o GP do Bahrein.

Logo mais, a partir das 12h, começa o segundo treino livre, novamente com uma hora de duração.

FORAM BEM...

Depois de uma temporada vexatória em 2020, a Ferrari parece ter encontrado um caminho mais alvissareiro, com Charles Leclerc em quinto e Carlos Sainz, estreando pelo time, em oitavo.

A McLaren demonstra ter conseguido um bom casamento do seu chassi com o motor Mercedes, com Lando Norris em terceiro e Daniel Ricciardo em nono, algo relativamente enganoso, pois o australiano certamente pode andar mais à frente.

Se a Ferrari mostrou evolução, a Alfa Romeo, que utiliza o mesmo motor, seguiu a matriz com boas marcas. Antonio Giovinazzi fechou o top-10 e Kimi Raikkonen foi o 11º.

NÃO FORAM BEM...

A Alpine, que fez uma pré-temporada relativamente boa, ficou para trás. Esteban Ocon ficou em 15º e Fernando Alonso fechou a sessão em 16º.

A Aston Martin, equipe com menos voltas realizadas na pré-temporada, até mellhorou em relação aos testes iniciais, mas Sebastian Vettel foi apenas o 12º e Lance Stroll o 13º.

No final do pelotão nenhuma surpresa, com Williams e Haas nas quatro últimas posições. A Haas parece fadada a ser a lanterna da temporada. Mick Schumacher foi o penúltimo e Nikita Mazepin o último.

PROGRAMAÇÃO RESTANTE PARA O GP DO BARHEIN DE F1 EM SAKHIR (HORÁRIOS DE BRASÍLIA):

Sexta-feira (26) 

Treino livre 2 - 12h30

Sábado (27)

Treino livre 3 - 9h

Classificação - 12h 

Domingo (28)

GP do Bahrein - 12h

 



  

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A HOME DE AUTOMOBILISMO DO PORTAL TERCEIRO TEMPO 

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O CANAL DO BELLA MACCCHINA NO YOUTUBE

Últimas do seu time