Equipe busca recuperação após duas temporadas apagadas. Foto: Mercedes-AMG PETRONAS F1

Equipe busca recuperação após duas temporadas apagadas. Foto: Mercedes-AMG PETRONAS F1

Tentando definitivamente virar as páginas das últimas duas temporadas, a Mercedes apresentou nesta quarta-feira (14) o W15, carro com o qual disputará a temporada mais longa da história da Fórmula 1, composta por 24 etapas, a começar pelo GP do Bahrein, em Sakhir, no dia 2 de março. Antes, no mesmo local, acontecem os treinos da curtíssima pré-temporada, entre 21 e 23 de fevereiro. 

O novo carro, que tem a parte dianteira em prata, mas segue com predomínio de preto nas laterais e traseira, já foi para a pista com o propósito de cumprir os 200 quilômetros permitidos pelo regulamento, em um shakedown que aconteceu na pista inglesa de Silverstone.

James Alisson, diretor técnico do time anglo-alemão falou sobre as grandes mudanças do carro em relação ao modelo do ano passado, incluindo novo chassi e nova caixa de câmbio.

“O design de qualquer carro é um processo interativo. E é longo. Isso remonta ao ano passado. Um carro novo permite à equipe fazer alterações maiores que não são possíveis durante a temporada. Estas são decisões tomadas durante o verão anterior. Essas mudanças incluem um novo chassi e uma nova caixa de câmbio. Aerodinamicamente, como sempre, o foco tem sido a eficiência, a busca incessante por encontrar mais downforce com menos arrasto e entregá-la ao rumo certo de uma maneira que complemente a função da suspensão e dos pneus", ponderou Allison, que não se refutou em mencionar que o assoalho do carro mereceu grandes atenções.

"É na parte inferior do automóvel que residem os principais fatores de diferenciação. Com esta geração atual de carros, grande parte do desempenho vem da forma como o piso interage com a estrada. A eficácia ou não de um carro depende de quão bem o piso pode se comportar aerodinamicamente", arrematou o diretor técnico Alisson.

Toto Wolff, no centro, com sua dupla de pilotos: Lewis Hamilton e George Russell. Foto: Mercedes-AMG PETRONAS F1  

REAJUSTES, SEGUNDO TOTO WOLFF

Para Toto Wolff, chefe da equipe, os reajustes aconteceram em razão dos resultados das duas últimas temporadas.

"Acredito que os dois anos anteriores foram necessários para nos reajustarmos, recalibrarmos e nos reinventarmos em determinadas áreas. Essa abordagem radical nunca é fácil. Mas fizemos progressos e esperamos dar o próximo passo com o W15. Não será um caminho linear, mas quando tropeçarmos, vamos nos levantar e continuar subindo", pontuou Wolff, que ainda não definiu quem será o substituto de Lewis Hamilton na próxima temporada. O britânico heptacampeão será piloto da Ferrari em 2025 e, por enquanto, apenas o também britânico George Russell está garantido no time.

Russell, aliás, é o detentor da última vitória da Mercedes na Fórmula 1. Foi em 13 de novembro de 2022, com o problemático W13, no GP de São Paulo, em Interlagos, penultima etapa daquela temporada.?

     

 

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A HOME DE AUTOMOBILISMO DO PORTAL TERCEIRO TEMPO 

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O CANAL DO BELLA MACCCHINA NO YOUTUBE 

Últimas do seu time