Finlandês comandou o 1-2 da Mercedes em Nurburgring. Foto: Mercedes-AMG F1

Finlandês comandou o 1-2 da Mercedes em Nurburgring. Foto: Mercedes-AMG F1

O finlandês Valtteri Bottas foi o mais veloz no único treino livre para o GP de Eifel, em Nurburgring (Alemanha), realizado neste sábado (10), com tempo firme, mas temperatura baixa, 7ºC no ar e 13º no asfalto.

Depois da densa neblina que impediu a realização dos dois ensaios da sexta-feira, pois o helicóptero de resgate não teria como chegar ao hospital mais próximo em caso de necessidade de levar algum acidentado, as condições de tempo melhoraram e a sessão pôde ser realizada sem problema. A chuva também deu trégua.

Aventou-se a possibilidade de que, em função dos cancelamentos das atividades de ontem, a sessão livre de hoje pudesse ser mais longa do que os 60 minutos inicialmente previstos, mas as equipes e os pilotos precisaram mesmo se virar com esta realidade.

Bottas, então, comandou o 1-2 da Mercedes fazendo 1min26s225, 0s136 melhor que Lewis Hamilton, ambos com seus carros calçados com o composto mais macio da Pirelli.

Quem acabou surpreendendo foi a Ferrari. "Carta fora do baralho" na temporada, a equipe italiana colocou seus dois carros no top-5, com Charles Leclerc andando em ritmo forte, a 0s456 de Bottas para ocupar a terceira colocação e Sebastian Vettel a 0s813 do líder, em quinto. Entre eles, no quarto lugar, Max Verstappen, com a Red Bull. Lando Norris, a 0s942 do melhor tempo acabou na sexta colocação. 

DÚVIDA NA RACING POINT

O canadense Lance Stroll teve uma indisposição e não participou do treino. A equipe não entrou em detalhes sobre o mal estar, mas agiu rapidamente para chamar Nico Hulkenberg, que estava a pouco mais de 60 quilômetros de Nurburgring, na cidade de Colônia, onde comentaria o fim de semana do GP de Eifel pela RTL.

O problema, claro, não é a distância até o autódromo. Ele, inclusive, chegou meia hora antes do início da sessão, mas ao fato de que precisa testar negativo para estar presente para as atividades de pista, para a classificação e o GP de amanhã, e o resultado do exame pode levar até três horas para ficar pronto.

Caso possa, de fato substituir Stroll, este será o terceiro fim de semana de Hulkenberg pela equipe rosa que no próximo ano se chamará Aston Martin. Ele esteve no GP da Grã-Bretanha, em Silverstone, substituindo o mexicano Sergio Pérez, que testou positivo para o novo coronavírus, mas não pôde largar por uma falha no carro, e na semana seguinte, na mesma pista, disputou o GP de Aniversário dos 70 anos da F1, terminando na sétima colocação.

ATUALIZAÇÃO...

Por volta de 8h40 (de Brasília), Hulkenberg foi liberado para entrar no autódromo, após a testagem ser negativa para o novo coronavírus. Assim, caso Stroll realmente não possa participar da classificação, Hulkenberg estará apto a ocupar o cockpit da Racing Point.

Logo mais, às 10h começa a sessão classificatória que definirá o grid para o GP de Eifel, com largada marcada para 9h10 de domingo (horários de Brasíia).

PÚBLICO

A exemplo do que aconteceu no GP da Toscana, em Mugello, que contou com presença de público, cerca de 8.200 convidados para a prova que marcou a milésima corrida da Ferrari na Fórmula 1, Nurburgring também terá espectadores nas arquibancadas. Serão 20 mil pessoas, ainda que muitos países da Europa venham registrado aumento de contágio do novo coronavírus, inclusive a Alemanha.

CAMPEONATO

Lewis Hamilton lidera o campeonato com 205 pontos. Bottas está em segundo lugar com 161, seguido por Verstappen, o terceiro, que soma 128. Depois, com pontuações próximas, aparecem Lando Norris (65), Alex Albon (64) e Daniel Ricciardo (63). 

PROGRAMAÇÃO RESTANTE PARA O GP DE EIFEL (NURBURGRING/ALEMANHA) - HORÁRIOS DE BRASÍLIA

Sábado (10)
Classificação – 10:00 às 11:00

Domingo (11)
Largada para corrida (60 voltas) – 09:10 

CALENDÁRIO COMPLETO DA TEMPORADA DE 2020 DA F1:

5 de julho – GP da Áustria (Spielberg) - Vitória de Valtteri Bottas (Mercedes)
12 de julho – GP da Estíria (Spielberg) - Vitória de Lewis Hamilton (Mercedes)
19 de julho – GP da Hungria (Hungaroring) - Vitória de Lewis Hamilton (Mercedes)
2 de agosto – GP da Grã-Bretanha (Silverstone) - Vitória de Lewis Hamilton (Mercedes)
9 de agosto – GP do Aniversário de 70 anos da Fórmula 1 (Silverstone) - Vitória de Max Verstappen (Red Bull-Honda)
16 de agosto – GP da Espanha (Barcelona) - Vitória de Lewis Hamilton (Mercedes)
30 de agosto – GP da Bélgica (Spa-Francorchamps) - Vitória de Lewis Hamilton (Mercedes)
6 de setembro – GP da Itália (Monza) - Vitória de Pierre Gasly (Alpha Tauri-Honda)
13 de setembro - GP da Toscana (Mugello) - Vitória de Lewis Hamilton (Mercedes)
27 de setembro - GP da Rússia (Sochi) - Vitória de Valtteri Bottas (Mercedes)
11 de outubro - GP do Eifel (Alemanha, em Nurburgring)
25 de outubro - GP de Portugal (Portimão)
1º de novembro - GP da Emilia Romagna (Imola)
15 de novembro - GP da Turquia (Istambul)
29 de novembro - GP do Bahrein (Sakhir)
6 de dezembro - GP do Bahrein (Sakhir)
13 de dezembro - GP de Abu Dhabi (Yas Marina)

 




   

 

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A HOME DE AUTOMOBILISMO DO PORTAL TERCEIRO TEMPO

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O CANAL DO BELLA MACCCHINA NO YOU TUBE

 

Últimas do seu time