Finlandês chegou ao oitavo triunfo na categoria. Foto: Mercedes-AMG F1

Finlandês chegou ao oitavo triunfo na categoria. Foto: Mercedes-AMG F1

O finlandês Valtteri Bottas abriu a temporada de 2020 da Fórmula 1 vencendo de ponta a ponta o GP da Áustria, seu oitavo triunfo na categoria, na prova disputada neste domingo (5) no Red Bull Ring, em Spielberg, prova marcada por muitos abandonos, exatos nove, seja por problemas mecânicos ou incidentes.

O primeiro que ficou pelo caminho foi um daqueles que poderia ameaçar a Mercedes, Max Verstappen, que enfrentou uma pane eletrônica em sua Red Bull logo no começo, quando estava em segundo lugar.

"Lewis foi muito rápido hoje, mas eu consegui manter as coisas sob controle. Não há melhor maneira de começar a temporada", comentou Bottas, que lidera o campeonato os 25 pontos conseguidos pela vitória.

HAMILTON, DUPLAMENTE PUNIDO...

Mas a Mercedes não conseguiu a dobradinha, pois Lewis Hamilton acabou punindo em 5 segundos no seu tempo final após um toque que alijou Alex Albon (Red Bull) da briga pelo pódio, um "vale a pena ver de novo" em relação ao que aconteu no GP do Brasil do ano passado. Com a penalização, Hamilton cruzou a linha de chegada em quarto lugar. E esta não foi a única punição imposta ao hexacampeão. Os comissários acataram reclamação da Red Bull a poucas horas da largada, e ele perdeu três posições no grid, por não ter respeitado sinalização de bandeira amarela na classificação.

FERRARI E MCLAREN NO PÓDIO

Falando em pódio, Charles Leclerc se beneficiou da prova atípica com tantos carros que ficaram pelo caminho para levar a cambaleante Ferrari ao segundo lugar, enquanto a McLaren festejou muito o terceiro posto do britânico Lando Norris, primeiro dele na F1. 

"Estou sem palavras. Houve alguns pontos em que pensei que havia perdido um pouco, mas consegui passar por Pérez e terminar no pódio! Estou muito feliz e orgulhoso pela equipe", ponderou o novato Norris, que ainda conquistou o ponto de bonificação pela volta mais rápida, exatamente a última da prova.

Bela jornada de Lando Norris para levar a McLaren ao pódio na Áustria. Foto: McLaren F1

Carlos Sainz Jr. levou o outro carro laranja da McLaren entre os seis primeiros, fechando na quinta colocação., um lugar atrás do punido Hamilton

A Racing Point foi frustrou aqueles que  consideravam postulante a brigar mais à frente, com Sergio Pérez terminando apenas em sexto e Lance Stroll sendo um daqueles que abandonaram, com problema mecãnico.

Sebastian Vettel teve mais um dia para esquecer. O alemão poderia ter concluído a prova entre os seis primeiros não tivesse rodado após uma relargada. Ainda assim, conseguiu marcar um ponto, em décimo lugar.

O canadense Nicholas Latifi, estreante, ficou próximo de pontuar com a Williams, terminando em 11º.

FESTA DIFERENTE

Sem um pódio tradicional, os três primeiros colocados subiram em pequenos pedestais colocados na pista mesmo, mas mantiveram a tradicão do estouro da champanhe.

A segunda etapa do campeonato acontece em uma semana, no mesmo palco de hoje, mas com o pomposo nome de GP da Estíria, região onde se localiza o circuito que pertence à Red Bull.

RESULTADO FINAL DO GP DA ÁUSTRIA DE FÓRMULA 1 - SPIELBERG (RED BULL RING)

 


     

 

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A HOME DE AUTOMOBILISMO DO PORTAL TERCEIRO TEMPO 

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O CANAL DO BELLA MACCCHINA NO YOUTUBE 

Últimas do seu time