O neozelandês Mitch Evans comandou a dobradinha da Jaguar nesta nesta sexta-feira (15), no primeiro treino livre para o eP de São Paulo, terceira etapa do Mundial de Fórmula E, com prova única marcada para o sábado (16) a partir das 14h no traçado montado no complexo do Parque do Anhembi, que engloba o Sambódromo, na Zona Norte da capital paulista.
No final da sessão, Evans completou seu giro mais veloz pelos 2.933 metros do traçado paulistano em 1min12s55, 0s221 melhor que seu companheiro de equipe, o também neozelandês Nick Cassidy. Eles foram os úncos que conseguiram andar abaixo de 1min13s.
Um décimo atrás de Cassidy, em terceiro, ficou Edoardo Mortara (Mahindra), seguido por Ticktum (ERT) e Wehrlein (Porsche), quarto e quinto colocados, respectivamente. Maximiliam Gunther (Maserati) fechou a lista dos seis primeiros.
Entre os dois brasileiros presentes, Sérgio Sette Câmara (ERT) foi o melhor, finalizando a sessão inaugural em 11º lugar, a 0s878 do líder Evans. Lucas Di Grassi (ABT) foi o 17º, defasado em 1s062 em relação ao primeiro colocado.
RETOMADA DOS TRABALHOS
As demais atividades estão integralmente concentradas no sábado (16), com a última sessão livre, a classificação que definirá o grid e a prova.
O TREINO
Em uma tarde marcada por intenso calor, com temperatura ambiente na casa dos 36ºC e 54º no asfalto no início da sessão inaugural, que teve os pilotos cautelosos por conta do traçado sem o emborrachamento necessário e com poeira.
Após duas voltas, a bandeira verde foi acionada para que todos pudessem então acelerar com mais vigor, e Mitch Evans, da Jaguar, logo assumiu a liderança, com 1min14s454, mas Stoffel Vandoorne (DS Penske) lhe tirou o primeiro posto em seguida, baixando em 0s081 a sua marca.
Com 12 minutos de treino foi a vez de Gunther completar um bom giro e se colocar entre Vandoorne e Evans para ocupar o segundo posto.
Neste momento, com o carro da ERT, Sérgio Sette era o 15º colocado, com 1min15s404.
Restando dez minutos para o final, Norman Nato colocou a Andretti no topo da tabela em 1min13s909, mas logo esta posição foi tomada por Jake Dennis, seu companheiro de equipe, com uma ótima volta em 1min13s689.
Quem também cresceu na classificação foi Antonio Felix da Costa, que posicionou-se no segundo lugar, com o carro da Porsche.
Mas havia mais gente graúda disposta a mostrar serviço nos sete minutos derradeiros, caso de Jean-Eric Vergne, que assumiu a liderança com o carro da DS Penske. Sua volta, em 1min13s569.
A bandeira quadriculada foi acionada mas os pilotos que vinham em volta aberta puderam melhorar suas marcas e, no final das contas, quem concluiu o primeiro treino livre na frente foi Mitch Evans, com a Jaguar, seguido por seu companheiro de equipe, Nick Cassidy.
O CAMPEONATO
Após as etapas da Cidade do México (corrida única) e de Diriyah, na Arábia Saudita (esta em rodada dupla), o neozelandês Nick Cassidy (Jaguar) lidera o campeonato com 57 pontos. O alemão Pascal Wehrlein (Porsche) é o segundo colocado, com 38. O francês Jean-Éric Vergne (Penske) fecha o top-3, com 33 pontos.
Entre os brasileiros, Sérgio Sette Câmara (ERT) soma dois pontos, em 15º lugar, enquanto Lucas Di Grassi (ABT) segue zerado, em penúltimo na tabela.
Depois da etapa brasileira, a Fórmula E faz uma longa viagem para a disputa da corrida única no traçado urbano de Tóquio, no dia 30 de março.
PROGRAMAÇÃO COMPLETA PARA A ETAPA DA FÓRMULA E EM SÃO PAULO - CIRCUITO DO ANHEMBI - HORÁRIOS DE BRASÍLIA
Sexta-feira (15)
Treino livre 1 - 16h30 às 17h00 (BandSports e YouTube do Grande Prêmio)
Sábado (16)
Treino livre 2 - 7h30 às 08h00 (BandSports e YouTube do Grande Prêmio)
Classificação - 9h40 às 11h00 (BandSports, Band e YouTube do Grande Prêmio)
Largada para a corrida - 14h00 (BandSports, Band e YouTube do Grande Prêmio)
CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A HOME DE AUTOMOBILISMO DO PORTAL TERCEIRO TEMPO
CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O CANAL DO BELLA MACCCHINA NO YOU TUBE
Saudade: Beckenbauer, campeão como jogador e treinador da Alemanha, completaria 79 anos
11/09/2024As torres gêmeas do WTC em Nova York, 23 anos depois...
11/09/2024Em desvantagem, Corinthians recebe o Juventude para tentar avançar na Copa do Brasil; as equipes
11/09/2024Feliz aniversário, Dinei! Tricampeão brasileiro pelo Timão completa 54 anos
10/09/2024Com 17 pilotos, Brasil terá seu maior número de representantes no Mundial de Kart da FIA
10/09/2024