O Atacante Pepê, que atualmente está no Porto, de Portugal, pensa em defender a seleção italiana. O jogador de 26 anos deseja ainda vestir a amarelinha, mas não descarta a seleção italiana, já que o mesmo obteve a cidadania no ano passado, graças a origem de seu pai.
O jogador do Porto não é o primeiro brasileiro a entrar no radar da seleção italiana. Além dele outros jogadores já chegaram a ser convocados e jogaram pela Azzurra, veja alguns dos jogadores ainda em atividade que chegaram a jogar pela seleção da Itália:
- Jorginho: O meia nascido no Brasil foi convocado pela primeira vez para a seleção italiana em 2016, para jogos das eliminatórias da Euro daquele ano, em 2017 quando era cotado por Tite para a seleção brasileira. O jogador optou por jogar pela Itália, quando o técnico Roberto Mancini o chamou para a disputa da repescagem para a Copa do Mundo de 2018 diante da Suécia, que eliminou a Itália tirando-a da Copa do Mundo. Em 2020 o meia Jorginho foi um dos principais jogadores da seleção italiana na conquista da Eurocopa daquele ano.
- Emerson Palmieri: O lateral-esquerdo foi outro jogador que defendeu a seleção Italiana na Europa de 2020. O jogador, nascido em Santos, nunca teve oportunidades na seleção principal, disputando apenas 15 jogos na seleção sub-17
- Rafael Toloi: O zagueiro campeão da Copa Sul-americana em 2012 com o São Paulo foi outro jogador que nunca teve oportunidade de jogar na seleção brasileira, então em 2020 ele conseguiu a sua cidadania italiana, e no começo de 2021 o jogador foi convocado para a disputa da Eurocopa 2020 (aconteceu em 2021 por conta da pandemia). O jogador foi titular nas últimas partidas da seleção italiana na disputa dos últimos jogos da Nations League que ocorreram na última semana.
- Eder: O atacante ex-São Paulo e que atualmente está no Criciúma, clube no qual foi revelado. O jogador defendeu as cores da Itália entre os anos de 2015 e 2017, enquanto jogava na Internazionale de Milão, o jogador nunca foi convocado para as seleções de base do Brasil e fez praticamente toda sua carreira profissional na Itália, até 2018 quando foi para o futebol Chinês.
- Luiz Felipe: o zagueiro de 26 anos foi convocado pela primeira vez para a seleção italiana em 2022, chegando a disputar uma partida. Atualmente o jogador, que foi revelado no ituano, está jogando no Real Betis. Depois de jogar por seis temporadas na Lazio o jogador conseguiu tirar sua cidadania.
- João Pedro: o atacante de 31 anos teve sua primeira oportunidade na seleção italiana também em 2022, jogando também uma partida. O atleta atualmente está jogando no futebol turco, mas jogou durante oito anos no Cagliari disputando mais de 270 partidas.
Alguns jogadores como o lateral Lucas Piton, que atualmente está no Vasco, e o lateral Carlos Augusto, que está jogando no Monza, da Itáli,a estiveram na primeira lista do técnico Roberto Mancini em 2023 para a primeira data Fifa do ano.
Ao todo 14 jogadores nascidos no Brasil já vestiram a camisa da seleção Italiana, outros nomes famosos como do meia Thiago Motta, que jogou durante anos no PSG, o ex atacante Mazzola, que foi campeão do mundo no Brasil em 1958 (na época um jogador que jogava por uma seleção em alguma competição da Fifa poderia jogar por outra caso fosse convocado, feito que não pode mais acontecer atualmente).
Pepe: 'Guardiola aprendeu sobre treinamento técnico e tático comigo'
02/05/2019O dia em que Pepe fez Coutinho desmaiar em campo
12/03/2019Pepe muda de ideia e fecha com o PSG por duas temporadas, diz jornal
05/06/2017Pepe lembra da passagem de Mourinho pelo Real: "as pessoas nos odiavam"
13/09/2016Presidente do Porto deseja o retorno de Pepe
20/04/2016