Equipes jogam neste sábado no Monumental de Nuñez. Foto: Divulgação/Atlético

Equipes jogam neste sábado no Monumental de Nuñez. Foto: Divulgação/Atlético

Este sábado (30) definirá o Campeão da Libertadores da América, no encontro entre duas equipes brasileiras: o Atlético Mineiro, que busca seu segundo título no certame, e o Botafogo, que nunca levantou o troféu mais importante dos certames da América. A partida está programada para começar às 17h00, no Estádio Monumental de Nuñez, casa do River Plate, em Buenos Aires.

O time carioca chega para a finalíssima embalado pela ótima vitória diante do Palmeiras pelo Brasileiro na última terça-feira (26), resultado que o recolocou na liderança do certame com três pontos de frente para a equipe esmeraldina.

O Galo foi o campeão na edição de 2013, ocasião em que passou pelo Olímpia (Paraguai) no combinado de duas partidas, quando o torneio ainda era disputado desta forma. No Defensores del Chaco, o Olímpia derrotou o Atlético por 2 a 0, placar devolvido pela equipe mineira (gols de Jô e Leonardo Silva). Nas penalidades o Atlético ganhou por 4 a 3.

O Botafogo, por sua vez, jamais chegou a uma decisão, mas foi à semifinal duas vezes: 1963 e 1973, anos em que Santos e Independiente (Argentina) foram os campeões, respectivamente.

Para chegar à decisão, o Atlético passou pelo River Plate, enquanto o Botafogo eliminou o Peñarol.

Atlético e Botafogo se encontraram duas vezes pelo Brasileirão deste ano. No primeiro turno, pela 15ª rodada, o Glorioso goleou o Galo por 3 a 0, jogo disputado no Engenhão. Mais recentemente, na 34ª rodada, empate sem gols no Independência.

ESCALAÇÕES PROVÁVEIS

Atlético-MG: Everson; Junior Alonso, Battaglia, Lyanco; Gustavo Scarpa, Fausto Vera, Alan Franco, Guilherme Arana, Paulinho, Hulk; Deyverson.  Técnico: Gabriel Milito.

Botafogo: John, Vitinho, Adryelson, Alexander Barboza e Alex Telles; Gregore e Marlon Freitas; Savarino, Thiago Almada e Luiz Henrique; Igor Jesus  Técnico: Artur Jorge.

Últimas do seu time