Gente! vamos nos modernizar e avançar junto com a história

Gente! vamos nos modernizar e avançar junto com a história

Independentemente dos inúmeros cortes de jogadores que ocorreram, do pobre futebol apresentado pelo Brasil nesta Copa América, e das decisões erradas tomadas pela equipe técnica capitaneada pelo Dunga, e/ou pela falta delas, não posso deixar de registrar aqui também a minha indignação pela eliminação do Brasil (que, aliás, seria vergonhosa qualquer que fosse a seleção) com um gol "de mão", e nas circunstâncias em que foi este validado pela arbitragem.

Sim, porque no momento em que o jogador do Peru fez o gol com a mão ou antebraço direito, ele tinha tanta ciência da irregularidade cometida, que nem comemora o gol. E o mais interessante é que o bandeirinha tinha total visão do lance e mesmo assim não informa o árbitro.

O juiz, por sua vez, não valida o gol e nem  aponta a irregularidade. Simplesmente paralisa a partida por alguns minutos como se existisse revisão oficial de imagens, ficando no ponto eletrônico dando a entender que estaria ouvindo o bandeirinha ou o quarto árbitro, enquanto o tumulto tomou conta da partida.

Depois de uma longa paralisação, o juiz simplesmente valida o gol, deixando todo mundo estarrecido, já que a essa altura dos acontecimentos, apesar dos telões do estádio não reprisarem o lance, a Rede Globo e o Sport TV já haviam mostrado, à exaustão, a irregularidade.  

Hoje, os noticiários e periódicos noticiam a eliminação do Brasil com um gol "de mão" do Peru, e eu então faço a seguinte reflexão: na atual realidade dos avanços tecnológicos, que, p.ex., em termos de imagens, nos permitem ver um lance que acabou de acontecer, e em todos os detalhes e de diferentes ângulos, como ainda pode haver espaço para a FIFA não permitir a utilização da revisão de imagens para decidir lances polêmicos, a exemplo deste? Como ficar somente com a decisão soberana do juiz ao término da partida, quando as imagens gritam acerca de irregularidade?

Os mais conservadores e defensores da soberania do juiz, dizem que a paralisação da partida para decidir lances polêmicos esfriaria o jogo ou sei lá o que. E mais, que decidir lances polêmicos durante a partida tiraria a beleza das discussões que se travam depois das partidas e etc.

Em mais esse caso tão vergonhoso, a exemplo de tantos outros que a história do futebol tem registrado, mesmo sem existir revisão oficial de imagens pelas leis da FIFA, a paralisação existiu, sim, e deixou a todos com uma sensação incômoda pelo tempo decorrido entre a irregularidade praticada e a validação do gol pelo árbitro, já que antes de decidir, este ficou um tempo considerável no ponto eletrônico, enquanto a televisão mostrava as imagens do gol irregular.

Gente! vamos nos modernizar e avançar junto com a história. A revisão de lances polêmicos já existe no Voleibal, e não tirou a beleza de nada, apenas tem tornado os resultados mais justos e o espetáculo mais digno para os seus torcedores.

Foto: UOL

Últimas do seu time