Os protagonistas do futebol brasileiro e sul-americano. Foto: Lucas Figueiredo/CBF

Os protagonistas do futebol brasileiro e sul-americano. Foto: Lucas Figueiredo/CBF

Grêmio e Atlético Mineiro se reforçando, Palmeiras e Flamengo mantendo os times vencedores. A temporada 2021 não deve fugir destes quatro protagonistas no futebol brasileiro e sul-americano.

Se perguntar para qualquer torcedor de outros clubes quem são os favoritos às principais conquistas no ano certamente não haverá como escapar deste quarteto. São os que melhor investiram e aqueles que dão sinais de que vão seguir em busca do protagonismo.

Difícil acreditar que um deles irá ter domínio absoluto e conquistar, sozinho, as principais competições. Mas deverá haver uma interessante distribuição de forças e um duelo pelo principal campeonato por pontos corridos do país, o Campeonato Brasileiro.

Palmeiras e Flamengo despontam como favoritos por conseguirem segurar seus principais jogadores, possuírem uma situação financeira controlada e pela força que adquiriram nas últimas temporadas em competições continentais, criaram casca. Além disso possuem dois técnicos jovens, com propostas de jogo modernas e arejadas. Aliás, tem sido uma dádiva ler, ouvir ou assistir as entrevistas do português comandante palmeirense. Um discurso novo e oposto ao que nos acostumamos por aqui nas últimas décadas. Renovação é sempre positivo.

Já o Grêmio e o Atlético Mineiro surgem com boas novidades. O time gaúcho fechou com Rafinha e ainda mantém esperança em Borré e Douglas Costa. O treinador conhece o grupo, sabe como extrair o melhor do elenco e tem enorme identificação com toda a atmosfera gremista. É copeiro, mas precisa deixar a teimosia de lado e dar peso equivalente a todas as grandes competições que participa, aí pode aprender um pouquinho com o colega palmeirense.

O Atlético, dos quatro, é o que melhor contratou e aquele que está em busca da glória impulsionado por muito dinheiro de um mecenas. Este é assunto para uma outra hora, se é positivo ou não, mas o fato é que esses investidores milionários e apaixonados não costumam passar vontade e fazem de tudo para ver a conquista da sua paixão. A troca de Sampaoli por Cuca foi um acerto, o ex-treinador santista fez por merecer uma mudança de patamar no elenco para tentar levar o Galo a mais uma conquista da América, o grande objetivo.

Além desses quatro, tem mais alguns correndo por fora e que podem incomodar. São Paulo, Fluminense, Santos e Internacional tem chance de chegar a alguma final importante ou brigar pela parte de cima da tabela do Brasileiro. Olho nesses emergentes.    

Últimas do seu time