Nos países mais avançados, onde o esporte é levado a sério, hoje em dia é fundamental um trabalho de ponta na psicologia esportiva. O controle da mente é tão importante como a preparação física e técnica.
No país, a psicologia do esporte ainda está engatinhando, e é utilizada muito mais por atletas de modalidades individuais do que em modalidades coletivas, apesar de algumas tentativas esporádicas em algumas equipes de futebol, de vôlei e de basquete.
Nós conversamos com um das personalidades mais importantes da área, o Dr. João Ricardo Cozac, presidente da Associação Paulista de Psicologia do Esporte, com mais de 25 anos de experiência, e passagem por equipes como Corinthians, Palmeiras, Goiás, Cruzeiro e Ituano. Acompanhe!
Saudade: Há sete anos morria Tim, jogador com passagens pelos dois clubes de Ribeirão Preto
06/07/2025Achados & Perdidos: Lato marcava contra o Brasil e garantia o terceiro lugar para a Polônia na Copa de 74
06/07/2025F1: Norris vence em Silverstone e encosta em Piastri na disputa pelo título. Hulkenberg consegue seu primeiro pódio
06/07/2025Olhos no retrovisor: Barrichello voltava a guiar o carro da Brawn-GP há seis anos
06/07/2025Mundial de Clubes da FIFA: Aqui é Brasil! Por Ricardo Setyon
06/07/2025