Com gol de Marlos, Flamengo empatou em 1 a 1 com Palmeiras no Maracanã. Foto: Buda Mendes/Getty Images/Via UOL

Com gol de Marlos, Flamengo empatou em 1 a 1 com Palmeiras no Maracanã. Foto: Buda Mendes/Getty Images/Via UOL

O Flamengo empatou com o Palmeiras neste domingo (27) e viu o primeiro colocado do Brasileirão manter quatro pontos de vantagem na ponta – o time alviverde tem 63 contra 59 do rubro-negro. Apesar do tropeço diante dos mais de 65 mil torcedores presentes no Maracanã, Dorival afirmou que o Flamengo não perdeu a esperança e segue vivo na briga pelo título.

"Nós temos que ser realistas, uma rodada a menos, não existirá mais o confronto direto. [...] O futebol às vezes cobra um preço muito alto, mas não perdemos a esperança. Estamos vivos e muito inteiros na competição", afirmou o treinador.

O treinador tem um alento para justificar sua confiança. Em 2009, última vez que o Flamengo se sagrou campeão nacional, também era o Palmeiras que liderava na altura da 31º rodada. A diferença dos times era de três pontos, e naquela jornada o time paulista perdeu para o Santo André e estagnou nos 54 pontos, enquanto os cariocas venceram o Botafogo e alcançaram 51 pontos.

O Palmeiras encabeçou a tabela até a 33ª rodada, quando acabou ultrapassado pelo São Paulo. O Flamengo, por sua vez, chegou à ponta na 37ª partida para confirmar o título no duelo final. Quase dez anos depois, as duas equipes voltam a brigar pela liderança na reta final da competição. E, se depender de Dorival, confiança não vai faltar ao time rubro-negro.

"Estamos totalmente focados e acreditamos no nosso caminho. Temos que fazer nossa parte e depois olhar o que acontecer com os adversários. Os jogadores estão acreditando, foi uma equipe guerreira, lutou e foi reconhecida pela arquibancada", explicou Dorival. "Não pode ser uma palavra que não seja de ânimo, de busca até o final, e tenho certeza que vamos continuar seguindo os nossos objetivos."

O próximo compromisso do Flamengo no Brasileiro será contra o São Paulo, quarto colocado com 56 pontos. O duelo será domingo (4), às 17h (de Brasília), no Morumbi, e dará a Dorival mais uma chance de colocar em prática o discurso do Flamengo de "fazer sua parte". Já o Palmeiras receberá o Santos no sábado.

Últimas do seu time

  • Tabela

  • BRASILEIRÃO 2019

  • Classificação
    Pontos
  • 1 Fla
    58
  • 2 Pal
    50
  • 3 San
    48
  • 4 Cor
    43
  • 5 São
    43
  • Veja tabela completa