Juventude bate o Inter na decisão por pênaltis e está na Final do Gauchão de 2024

Juventude bate o Inter na decisão por pênaltis e está na Final do Gauchão de 2024

 Antes de entrar na análise técnica deste comentário, devo explicar algumas expressões contidas no título desta matéria, haja vista que são mais comumente conhecidas no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, onde se concentra a maior parte da torcida da dupla Gre-Nal.
 
Falo em "vinho de morango" figuradamente, considerando que o Juventude, que eliminou o Inter da Final do Gauchão, nesta noite de segunda feira, é de Caxias do Sul, onde se produz o saboroso vinho gaúcho, e morango é um apelido que os torcedores do Grêmio atribuem aos colorados por ser vermelho como a camisa do clube rival.
 
O "Deus fiscalizou" é colocado no título em razão do que aconteceu no Gre-Nal da fase classificatória do Gauchão , quando o árbitro Anderson Daronco inverteu no apito o resultado do clássico em que o Inter jogou melhor e venceu, mas na lei do jogo deveria ter perdido, porque teve a seu favor a validação de um gol feito após a existência de uma falta não marcada, além da não marcação de um pênalti claro praticado contra o adversário.
 
Se a falha da arbitragem não tivesse invertido o resultado daquele Gre-Nal, o Grêmio teria sido o campeão do turno classificatório, topando pela frente com essa pedreira representada pelo valente Juventude e não com o Caxias, time mais fraco que enfrenta amanhã, podendo chegar à final do Gauchão com um simples empate na Arena, já que venceu o jogo de ida pelo placar de 2 a 1.
 
A pergunta que fica nesse resultado de certo modo surpreendente é se o Juventude fez por merecer a vitória e a consequente classificação para a decisão do campeonato gaúcho.
 
Afirmo com todas as letras que sim e corroboro dizendo que o time visitante merecia ter vencido já no tempo regulamentar e não nos pênaltis, porque jogou melhor do que o Internacional durante todo o primeiro tempo, esteve perto do segundo gol na segunda etapa, quando num chute oblíquo de seu atacante a bola só não entrou porque bateu na perna do goleiro Rochet, que teve mais sorte do que juízo naquele lance. 
 
Além disso, o gol de empate conseguido pelo Inter, no decorrer dos poucos minutos em que dominou o Juventude no segundo tempo, divide opiniões. pois deixou margem a dúvidas sobre sua lisura, já que talvez tenha sido assinalado em situação de impedimento, algo que o VAR não confirmou, mas o juiz de campo era suspeito por ter sido o mesmo que havia invertido o resultado do Gre-Nal a favor do Inter.
 
Claro que ele aliviou um pouco esse tipo de suspeição ao expulsar o jogador Maurício, deixando a equipe de Eduardo Coudet com dez homens em campo nos minutos finais da segunda etapa.
 
Mas a expulsão do atleta colorado foi merecida, de tal sorte que o jogador expulso saiu de campo sem reclamar. 
 
Por outro lado,  existe ainda a possibilidade de o juiz ter usado a lei da compensação, deixando nas entrelinhas a ideia de que validou o gol fruto de um lance duvidoso, mas colocou na rua um jogador do time que se beneficiou dele.
 
Diante de mais essa eliminação precoce do Colorado no Campeonato Gaúcho, arrisco duas projeções, relativamente aos jogos restantes do certame dos Pampas.
 
A primeira é quase uma certeza e se refere à decisão do jogo Grêmio x Caxias, que acontece na Arena na noite desta terça-feira, a qual deve ser favorável ao time de Renato Gaúcho pelas razões já mencionadas.
 
A segunda é quem vai ser o campeão gaúcho de 2024 na decisão entre o Juventude e, provavelmente, o Grêmio.
 
Diante dessa hipótese, atribuo um certo favoritismo ao tricolor, pois tem mais time que o Juventude e decide o título em seu estádio.
 
Contudo, se o Juventude reverter tal expectativa e levar a taça para Caxias do Sul, não ficarei surpreso, porque estou falando de um time excelente, muito bem orientado por Roger Machado, que vive no momento a euforia de haver retornado à elite do futebol brasileiro.
 
O único time, aliás que reverteu nas quartas de final a desvantagem de jogar na casa do adversário precisando vencer para seguir no campeonato, quando goleou o Guarany em Bagé por 4 a 0, time que havia derrotado o Inter, sua vítima de hoje,  por 1 a 0 no mesmo local.
 
Fale com nosso comentarista esportivo,  colunista, repórter e entrevistador Lino Tavares: jornalino@gmail.com,
celular/whatsApp (55)99176232
 
Foto: UOL

Últimas do seu time