Os alunos do primeiro curso de jornalismo Alexandre Praetzel, em São Paulo, redigiram textos a respeito de suas experiência sobre as aulas práticas.
No último sábado, todos visitaram os centros de treinamentos de Palmeiras e São Paulo e entrevistaram, o histórico Valdir Joaquim de Moraes, o  auxiliar técnico e ex-jogador , Milton Cruz e o assessor de imprensa do São Paulo, Juca Pacheco.

Mais informações sobre o curso de jornalismo de Alexandre Praetzel no twitter @alepraetzel
* foto João Paulo Tozo

Uma tempestade de conhecimento
Por Vinicius Ramalho

Sábado de muita chuva na capital paulista, cenário perfeito para aquele sono mais longo aos que tanto trabalharam na semana que terminou. Mas para 17 aspirantes à carreira no jornalismo esportivo podia chover canivete que nada faria com que eles deixassem um compromisso para trás.
Era a segunda aula do curso ministrado pelo jornalista Alexandre Praetzel e na pauta do dia estavam programadas visitas aos Centros de treinamento de Palmeiras e São Paulo.
Aos poucos fomos chegando com nossos guarda-chuvas e nos juntando para mais uma manhã de puro conhecimento.
No Palmeiras a preocupação era se em momento de turbulência a agenda que já estava acertada a mais de 2 meses pelo Praetzel seria mantida. E apesar do treino estar fechado para a imprensa fomos recebidos pelo gerente administrativo Sergio do Prado.
Com chuva e treino fechado ficamos no ginásio da Academia de Futebol aguardando para nos dirigirmos à sala de imprensa onde faríamos uma entrevista com alguma personalidade alviverde.
 Valeu a espera: Valdir Joaquim de Moraes chegou com muita simpatia e nos falou sobre a carreira como goleiro e a inovação criada por ele na preparação com treinos específicos para os arqueiros.
"Desde quando jogava sempre fui observador e quando parei achava que o goleiro por ser uma posição diferente das demais precisava de um treinamento específico. Nos treinos com goleiros que disputavam posição comigo já gostava de orientá-los?, disse o professor Valdir que se orgulha de lançar goleiros como Marcos e Rogério Ceni.
Logo em seguida era hora de "pular? o muro e ir até o Centro de Treinamento do São Paulo.
Lá a entrevista foi com Milton Cruz, famoso por garimpar boas contratações para o clube do Morumbi e que agora assumirá novamente de forma interina o posto de treinador, substituindo Adilson Batista.
Bem humorado e atencioso, Milton falou da sua função na comissão técnica e contou com orgulho qual foi seu cartão de visitas para se firmar em sua função:
"Acompanhei o Kaká desde menino no São Paulo e quando treinava as divisões de base fui um dos primeiros a apostar nele. O problema era  o físico, mas a qualidade sempre impressionou. Tentei que ele subisse com o Levir Culpi, mas só consegui trazê-lo ao profissional com o Vadão em 2001?.
Ainda deu tempo do assessor de imprensa do São Paulo, Juca Pacheco falar da sua rotina de trabalho  e do elo que ele estabelece entre o clube, jogadores e a imprensa.
Uma manhã perfeita, com todos os componentes necessários para aqueles que querem seguir carreira no jornalismo esportivo: treinos fechados, espera em locais com pouco conforto, protesto de torcedores na porta do centro de treinamento, burocracia para liberação de entrada, mas, acima de tudo, a informação brotando a cada instante onde a notícia acontece.
Que venham os próximos sábados...

Últimas do seu time