A décima nona edição das Macabíadas será realizada entre os dias 16 e 30 de julho, em Israel, na cidade de Tel Aviv. Farão parte sete mil atletas de todos os continentes divididos em três categorias: Open, Juniors e Masters.
O evento foi criado por Yosef Yekutieli, que inspirou-se nos Jogos Olímpicos de 1912, em Estocolmo, na Suécia.
O atleta mais importante a participar de uma Macabíada, foi o nadador norte-americano Mark Spitz que, em 1972, na Olimpíada de Munique, conquistou sete medalhas de ouro.
Em 1985, uma grande emoção tomou conta do estádio Ramat Gan quando Spitz carregou a tocha da cerimônia de abertura acompanhado de Shirli Shapiro, Anok Spitzer e Shlomit Romano, filhos de três dos 11 israelenses que foram assassinados no atentado da Olimpíada disputada na Alemanha, sob o olhar emocionado de Milton Neves, que cobria os jogos para a Rádio Jovem Pan de São Paulo.
"Em 1985, 1989 e 1993 estive por quase três meses (conjuntamente) em Israel. Cobri lá três Macabíadas pelo rádio e rodamos por todo o pequeno país. Tudo emocionante, em termos bíblicos, históricos e religiosos. Mas o clima bélico, preventivo ou não, é sentido em todos os momentos. Atualmente, com mais essa guerra Israel x Hamas então .... E, rodando por Israel, jornalistas, minha esposa e eu nos deparamos com abrigos antiaéreos(que são trocentos) e com restos de máquinas de guerra no Deserto da Judéia", lembrou Milton Neves em depoimento para a seção "Que Fim Levou?".
1993: em Tel Aviv Milton Neves e Lula viram juntos a linda abertura da 16ª Macabíada Mundial no lotado (e vigiadíssimo) estádio Ramat Gan.
Já em 1993, Milton Neves fez uma entrevista histórica no estádio Ramat Gan, com o então presidente do Partido dos Trabalhadores e posteriormente presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva.
O Terceiro Tempo que tem tradição em Macabíadas, desta vez enviará o repórter Milton Neves Netto para cobrir os jogos multidesportivos, eleito pelo COI, um dos cinco maiores eventos esportivos em todo mundo.

Muro das Lamentações
Jornalistas Mário Marinho, Fran Augusti, Samuel Ferro (de óculos escuros) e Milton Neves, em 1985, no Muro das Lamentações em Jerusalém, Israel.
No interior da Igreja do Santo Sepulcro em Jerusalém, Israel, em 1985 A foto mostra todos os jornalistas brasileiros que cobriam a Macabíada Mundial daquele ano. São eles: Paulo Adário (Jornal do Brasil), Samuel Ferro (Rádio Bandeirantes), Mário Marinho (Jornal da Tarde), Fran Augusti (O Estado de S. Paulo), Milton Neves (Rádio Jovem Pan) e Armando Ferrentini (A Gazeta Esportiva).