Ídolo do Liverpool, Steven Gerrard hoje é técnico do Aston Villa. Foto: Facebook/Reprodução

Ídolo do Liverpool, Steven Gerrard hoje é técnico do Aston Villa. Foto: Facebook/Reprodução

“O tempo passa, torcida brasileira”, diria o histórico locutor Fiori Gigliotte, lenda do rádio esportivo do nosso país. É isso que pensamos quando olhamos para o passado recente e vemos que craque que “até ontem” nos encantavam nos gramados mundo afora hoje já estão fora das quatro linhas, trabalhando como treinadores.

A virada de século marcou uma nova era no futebol mundial, fazendo com que um movimento que vinha acontecendo desde a metade dos anos 90 se consolidasse nos anos 2000, que é a máxima globalização do futebol. Com isso, nos acostumamos a acompanhar “de perto” grandes jogadores no futebol inglês, italiano, francês, alemão, etc. Muitos deles, que brilhavam nos primeiros anos do séculos XXI, hoje são treinadores.

RELEMBRE CINCO CRAQUES DOS ANOS 2000 QUE HOJE SÃO TREINADORES:

Steven Gerrard

Ídolo histórico do Liverpool, Steven Gerrard iniciou sua carreira de treinador em 2018 ao assumir o Rangers da Escócia. Após grande trabalho na equipe de Glasgow, o ex-meia inglês se transferiu para o Aston Villa em novembro de 2021.

 

Thierry Henry

Carrasco da seleção brasileira na Copa do Mundo de 2006, Henry se tornou ídolo no Arsenal, brilhou no Barcelona, fez sucesso no NY Red Bulls e decidiu seguir a carreira de treinador após a aposentadoria. O ex-atacante francês deu os primeiros passos como auxiliar de Roberto Martínez na seleção da Bélgica para a Copa de 2018 e, em outubro do mesmo ano, assumiu o Mônaco. Na França, porém, não teve sucesso e acabou deixando o clube. Um ano mais tarde assumiu o Montreal Impact, onde ficou até fevereiro de 2021. Hoje o ex-atacante voltou a integrar a comissão técnica da Bélgica.

 

Andriy Shevchenko

Ídolo do Milan, Andriy Shevchenko foi um fenômeno com a camisa da equipe italiana no início dos anos 2000. Em 2016, já aposentado há alguns anos, o ex-centroavante assumiu como treinador da seleção da Ucrânia, onde ficou até agosto de 2021. Em novembro do mesmo ano assumiu o comando do Genoa, da Itália.

 

Frank Lampard

Um dos maiores jogadores da história do Chelsea, Frank Lampard é mais um que saiu dos gramados, mas seguiu à beira do campo. O inglês iniciou sua carreira como treinador no Derby County em 2018. Após bom trabalho na segunda divisão do campeonato inglês, o ex-meia foi contratado para comandar o Chelsea. Nos Blues, o trabalho de Lampard oscilou e o inglês acabou demitido em janeiro de 2021. O time montado por ele, no entanto, acabou campeão da Champions League sob o comando de Thomas Tuchel.

 

Wayne Rooney

Na primeira década dos anos 2000, Wayne Rooney se tornou um dos principais atacantes do mundo com a camisa do Manchester United. Após passagem por Everton e DC United, o ex-camisa 10 se transferiu para o Derby County, onde acumulou as funções de jogador e treinador. Após um período na dupla função, o ex-atacante pendurou as chuteiras e ficou apenas no cargo de treinador até os dias atuais.

 

Últimas do seu time