O brasileiro Caio Collet, de 17 anos, integrante da Academia Renault, falou com exclusividade nesta sexta-feira (15) ao Portal Terceiro Tempo em Interlagos, onde acompanha de perto a penúltima etapa do Mundial de Fórmula 1, o GP do Brasil, que será disputado no próximo domingo (17) a partir das 14h10 (de Brasília).
Depois do título na Fórmula Francesa em 2018, Collet disputou a Formula Renault Eurocup neste ano e terminou o certame na quinta colocação geral e em primeiro entre os estreantes.
Sua meta para 2020 é continuar na Fórmula Renault com o objetivo claro na conquista do título.
Caio Collet teve uma experiência que julgou `surreal´há exatamente uma semana, quando se apresentou diante de milhares de pessoas junto ao Obelisco do Ibirapuera, em São Paulo, guiando um modelo de Fórmula 1 de 2012 (Lotus-Renault V8), isso após ter testado o carro em Paul Ricard, na França.
BALANÇO DE 2019
Foi um ano bem positivo, a gente conseguiu estar sempre constante entre os três, quatro primeiros, isso do começo até o final do campeonato e isso foi bem legal. O que faltou foi algo extra, especialmente nas duas ou três últimas etapas. A gente estava sempre bem em ritmo de corrida mas em classificação ficou faltando um pouco, e por não largar na frente nestas três etapas foi mais difícil para conseguir uma vitória. Mas foi um passo muito importante da Fórmula Francesa no ano passado para este ano e o saldo foi bem positivo.
EVOLUÇÃO NA TEMPORADA, SIMULADOR, CARRO E CIRCUITOS
O simulador ajuda, claro, para você saber se vai virar para a esquerda ou direita (risos) mas nada se compara a quando você estar com as quatro rodas coladas no chão, sentindo o carro, acho que esse é um sentimento que você não consegue ter em nenhum simulador. E foram três circuitos que eu conheci este ano, inclusive Mônaco (foi terceiro colocado na corrida 1), eu gosto de circuitos de rua e Mônaco foi especial e, na frente da Fórmula 1 foi uma sensação indescritível. Silverstone também é espetacular, é um circuito completo, tem tudo o que um piloto quer e onde você consegue extrair tudo do carro.
EXPERIÊNCIA GUIANDO UM F1
Eu havia andado com este carro em Paul Ricard, por três voltas para eu não chegar aqui sem conhecer e foi muito bom em São Paulo, ainda mais por ser em um tributo ao Senna, deu até vontade de chorar. É um carro de 2012 da Lotus-Renault, com motor V8, chassi que foi utilizado pelo Kimi Raikkonen e é surreal. O que mais impressiona é a capacidade de frenagem e de curvas. O F1 tem tanto downforce que você não sabe qual o limite dele, é indescritível.
PLANO PARA 2020
O plano é continuar na Fórmula Renault e buscar o título. No ano que vem o calendário vai ter uma mudança, a troca de Nurburgring por Zandvoort, e será uma temporada de dez circuitos juntos com a Fórmula 1, o que será muito bom.
PROGRAMAÇÃO COMPLETA PARA O GP DO BRASIL - HORÁRIOS DE BRASÍLIA
Sexta-feira, 15
Treino Livre 1 11:00 – 12:30
Treino Livre 2 15:00 – 16:30
Sábado, 16
Treino Livre 3 12:00 – 13:00
Classificação – 15:00 – 16:00
Domingo, 17
Largada para a prova (71 voltas) – 14:10
CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A HOME DE AUTOMOBILISMO DO PORTAL TERCEIRO TEMPO
CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O CANAL DO BELLA MACCCHINA NO YOU TUBE
CLIQUE AQUI PARA ACESSAR TODAS AS COLUNAS DE MARCOS JÚNIOR MICHELETTI
a
Achados & Perdidos: Santos goleava o Vasco há 66 anos e conquistava seu primeiro Rio-São Paulo
17/05/2025Saudade: Há 11 anos morria Eduardo José Farah, ex-presidente da Federação Paulista de Futebol
17/05/2025F1: Piastri vence duelo com Verstappen e garante a pole em Ímola; Tsunoda capota na Tamburello
17/05/2025Flertando com o Z-4, São Paulo encara o também ameaçado Grêmio neste sábado; os times
17/05/2025Achados & Perdidos: Baltazar fez golaço para o Grêmio na decisão do Brasileirão de 81, contra o São Paulo
16/05/2025