A 34ª rodada do Brasileirão não trouxe nenhuma mudança substancial na tabela, pois os resultados dos jogos foram mais ou menos aquilo que já era esperado.
Se existiu alguma surpresa - se é que assim se pode chamar - foi a derrota do Grêmio para o Corinthians, que soou com certa estranheza, principalmente pelo fato de o alvinegro paulista ter ficado com 10 homens logo no início da partida e mesmo assim ter conseguido abrir o placar e segurar o resultado até o apito final.
Diga-se a bem da verdade que não há como livrar a cara do treinador gremista nesse revés acontecido na casa do Grêmio, estando com a faca e o queijo na mão para abiscoitar esses três pontos e ocupar a ponta da tabela pela primeira vez no ano.
É muito difícil de entender por que Renato entrou em campo sem o Ferreirinha no time, graças ao qual, pelo que jogou contra o Botafogo, o Grêmio começava aquele jogo com chance real de assumir a liderança do Brasileirão.
Se não deu para entender o simples fato de Ferreirinha ter ficado no banco desde o início do jogo, menos inteligível ficou ainda o motivo de Renato Portaluppi não ter introduzido esse jogador no time logo após a expulsão do atleta do Corinthians.
Já imaginaram o inferno que teria sido para o técnico Mano Menezes ter que montar um esquema, com um jogador a menos, capaz de segurar a dupla de ataque Ferreirinha-Suárez, aquela mesma que reverteu o 3 a 1 em 4 a 3 na virada histórica de quinta-feira ?
O resultado adverso foi mais desalentador para o time de Renato, do ponto de vista psicológico do que pelo fato de ter feito o tricolor baixar para a terceira colocação, desperdiçando a chance de passar alguns dias na liderança, já que o Botafogo não foi além de um empate com o Bragantino.
Não foi ainda nesta rodada que surgiu algum clube do andar de cima pedindo passagem para ser campeão, pois o entrevero no G4 continua latente e o Palmeiras que confirmou a liderança vencendo o caricato Internacional não ficou mais do que três pontos à frente do 2º, 3º e 4º colocados da competição.
Mesmo tendo se tornado o novo líder do campeonato, estando agora dois pontos à frente do vice-líder Botafogo, isso não significa muita coisa para o alviverde paulista na luta pelo título brasileiro de 2023.
Apesar do empate de hoje em Bragança Paulista, o alvinegro carioca tem um jogo a menos do que o Palmeiras e três pontos praticamente garantidos no jogo contra o Internacional, já que sendo concorrente do Grêmio, tanto na disputa do título quanto na vaga para a Libertadores, encontrará no rival gremista um "coração generoso" disposto a lhe "bonificar" 3 preciosos pontos.
Precisa ser considerado que o Internacional, a rigor, nada mais tem a perder ou a ganhar neste campeonato, já que está praticamente fora de alcançar vaga para a Libertadores e livre do risco de rebaixamento.
Diante desse quadro do "não cheira nem fede", tudo que o Colorado de Eduardo Coudet tem a fazer, nestas rodadas finais, é "colocar areia no pastel do Grêmio", usando para isso os pontos com os quais pode obsequiar Bragantino e Botafogo, para frustrar as pretensões gremistas nesta reta final do Brasileirão.
Fale com nosso comentarista esportivo, colunista, repórter e entrevistador Lino Tavares: jornalino@gmail.com, celular/whatsApp (55)991763232.
Foto: UOL