Fogão alcançou os 55 pontos e está perto de voltar à Série A. Foto: Vítor Silva/Botafogo

Fogão alcançou os 55 pontos e está perto de voltar à Série A. Foto: Vítor Silva/Botafogo

O pesadelo está perto de terminar para os botafoguenses. O clube de General Severiano está cada vez mais próximo de assegurar sua volta à elite do futebol brasileiro.

Com a vitória sobre o Brusque, na noite de última quarta-feira (20), no estádio Nilton Santos, o Fogão alcançou os 55 pontos e  ficou há nove pontos de alcançar o número “mágico” da Série B. Historicamente, equipes chegam a 64 pontos consegue o acesso para a primeira divisão. Com isso, mais três vitórias colocam o Fogão de volta na Série A.

De acordo com números do matemático Tristão Garcia, do site Infobola, ao bater o Brusque, o Botafogo alcançou 91% de chances de acesso. Acima do clube carioca, que ocupa a segunda posição na tabela, apenas o Coritiba, que tem hoje 57 pontos e 97% de chances de se garantir na primeira divisão. Goiás com 67% e Avaí com 60% fecham o G4.

Ainda estão na briga por uma vaguinha no grupo que garante acesso o CRB (34%), Vasco (17%), Guarani e CSA (14% cada) e Náutico (6%).

Em números do Departamento de Matemática da UFMG, a situação botafoguense é ainda mais confortável. Hoje o Fogão tem 93,3% de chances de se garantir na primeira divisão, segundo a universidade mineira. O Coritiba, por sua vez, tem 96,9%. Fecham o G4 o Goiás (63,7%) e Avaí (61,3%). Pelos números da UFMG, o Vasco tem 17,1% de chances de ainda se classificar.

Últimas do seu time