O piloto Rubens Barrichello venceu o Grande Prêmio da Europa, disputado hoje, em Valência, Espanha. O piloto da Brawn, que largou na terceira posição teve uma atuação perfeita, mantendo-se em um ritmo de corrida muito consistente o tempo todo. Foi a 100ª vitória de um brasileiro na Fórmula 1.
Dado como "carta fora do baralho" no final do ano passado, quando a Honda, equipe pela qual competia desde 2006 se retirou da Fórmula 1, nunca perdeu a esperança de permanecer na categoria máxima do automobilismo.
Ross Brawn, engenheiro da Ferrari durante os anos em que o brasileiro esteve na equipe de Maranello, convidou o brasileiro para disputar o mundial de 2009, pela equipe que adquiriu dos japoneses, batizada agora de Brawn GP.
Ross fechou um contrato com a Mercedes para o fornecimento de motores, mas esse não foi o fator preponderante para o sucesso da nova equipe.
Desde março do ano passado, prevendo a desistência da Honda, Ross Brawn começou a trabalhar no carro novo, para a temporada de 2009.
O contrato de Barrichello terminou em 2008 e suas perspectivas para permanecer na Fórmula 1 eram reduzidas. Conversou com Gerhard Berger, na época dirigente da Toro Rosso e também com Frank Williams, dono da equipe Williams.
Bruno Senna, sobrinho do tricampeão mundial Ayrton Senna e Lucas di Grassi chegaram a testar os carros da Honda, antes do anúncio da desistência dos nipônicos da Fórmula 1.
Ross precisava de um piloto experiente, que ajudasse no desenvolvimento do carro.
Button seria mantido de qualquer forma, pois a multa contratual para sua dispensa era muito alta.
Os primeiros testes da Brawn, em Jerez de la Frontera, Espanha, foram animadores e Barrichello percebeu que o carro tinha um potencial incrÃvel.
Após 10 corridas e cinco triunfos de Jenson Button, seu companheiro de equipe, Barrichello conquistou a sua primeira vitória no ano.
BelÃssima vitória, por sinal.
A corrida:
A dupla da Mclaren, Lewis Hamilton e Heikki Kovalainen se manteve à frente na largada, seguida por Rubens Barrichello, da Brawn.
Kimi Raikkonen, que partiu do sexto lugar, ganhou as posições de Button (quinto) e Vettel (quarto), beneficiado pelo uso do KERS (dispositivo que acumula energia nas freadas e é utilizado para ultrapassagens).
Hamilton conseguiu um bom começo de prova, ampliando a vantagem em relação a Kovalainen e Barrichello.
Porém, ao contrário dos carros da Mclaren, Rubinho largou com pneus duros e isso justificou a desvantagem inicial do brasileiro.
Próximas de suas primeiras paradas nos boxes, para reabastecimento e troca de pneus, as Mclaren pioraram seus desempenhos, devido ao desgaste dos pneus macios.
Nesse momento, com o carro mais leve e os pneus em melhores condições, Barrichello fez uma sequência de boas voltas, o que lhe garantiu, após sua primeira parada para reabastecimento e troca de pneus, ganhar a posição de Kovalainen. O brasileiro, nesta parada colocou pneus duros novamente. Hamilton utilizou pneus macios mais uma vez.
A vantagem de Hamilton em relação a Barrichello também diminuiu e o brasileiro manteve-se na briga pela vitória.
Na 25ª volta, o alemão Sebastian Vettel,da Red Bull, que teve problemas de motor durante todo o final de semana, abandonou a prova. A Red Bull compete com motores Renault.
Enquanto isso, Luca Badoer, o substituto de Felipe Massa, na Ferrari que foi multado por três vezes nos treinos de sábado (excedeu a velocidade máxima permitida no pit-lane), continuava com dificuldades. Em sua saÃda dos boxes, quando fez o seu reabastecimento, colocou as rodas esquerdas em cima da faixa branca, o que não é permitido. Ele foi punido com um drive-thru pela direção da prova.
Na 35ª volta a diferença entre Hamilton e Barrichello era de 4,2 segundos.
Hamilton fez sua segunda parada e teve problemas. Ficou 13,4 segundos parado nos boxes. Sua primeira troca de pneus e reabastecimento foi feita em 8 segundos.
Rubens Barrichello assumiu a liderança e fez a volta mais rápida da prova.
A Brawn chamou o brasileiro para o seu segundo pit-stop e a vantagem de Barrichello era suficiente para ele se manter na liderança. Tudo funcionou perfeitamente bem. O tempo gasto na troca de pneus e reabastecimento foi de 6,8 segundos. Excelente trabalho da equipe inglesa.
Com pneus macios, Rubinho manteve-se em um ritmo de corrida excelente, com Hamilton em segundo (seis segundos atrás do brasileiro), seguido por Raikkonen, Kovalainen, Rosberg e Alonso.
Restando oito voltas para o final da prova, a diferença entre Barrichello e Hamilton mantinha-se na casa dos seis segundos. Os pneus macios da Brawn do brasileiro garantiram uma performance excepcional até a bandeira quadriculada. Rubinho administrou as voltas finais e garantiu a 10ª vitória em sua carreira.
Barrichello, que foi vice-campeão em 2002 e 2004 assumiu a vice-liderança do campeonato mundial de pilotos e, restando 6 provas para o final da temporada, entrou definitivamente na briga pelo tÃtulo. A próxima etapa será na Bélgica, em Spa-Francorchamps, no próximo domingo. Foi exatamente lá, em 1994, que Barrichello conquistou sua primeira pole-position.
Declaração de Barrichello:
"Foi um fim de semana que eu jamais vou esquecer. Depois de 5 anos, vencer novamente foi maravilhoso. O carro esteve perfeito e tenho que agradecer muito à equipe. É uma vitória para todos os que acreditam em mim, em especial para os "Barrichellos", os "Giaffones" e os "Silvas". Queria que este momento durasse para sempre", disse o piloto, emocionado, na entrevista coletiva oficial.
A classificação final do Grande Prêmio da Europa:
1. Rubens Barrichello (BRA/Brawn GP)
2. Lewis Hamilton (ING/McLaren)
3. Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari)
4. Heikki Kovalainen (FIN/McLaren)
5. Nico Rosberg (ALE/Williams)
6. Fernando Alonso (ESP/Renault)
7. Jenson Button (ING/Brawn GP)
8. Robert Kubica (POL/BMW Sauber)
9. Mark Webber (AUS/Red Bull)
10. Adrian Sutil (ALE/Force India)
11. Nick Heidfeld (ALE/BMW Sauber)
12. Giancarlo Fisichella (ITA/Force India)
13. Jarno Trulli (ITA/Toyota)
14. Timo Glock (ALE/Toyota)
15. Romain Grosjean (FRA/Renault)
16. Jaime Alguersuari (ESP/Toro Rosso)
17. Luca Badoer (ITA/Ferrari)
18. Kazuki Nakajima (JAP/Williams)
Não completaram a prova:
19. Sébastien Buemi (SUI/Toro Rosso)
20. Sebastian Vettel (ALE/Red Bull)
Os quatro primeiros do mundial de pilotos:
Jenson Button, Brawn-Mercedes, 72 pontos
Rubens Barrichello, Brawn-Mercedes, 54 pontos
Mark Webber, Red Bull-Renault, 51, 5 pontos
Sebastian Vettel, Red Bull-Renault, 47 pontos
Próximo Grande Prêmio:
GP da Bélgica (Spa-Francorchamps), domingo, 30 de agosto.
Confira o número de vitórias (100 no total) dos brasileiros na Fórmula 1:
Ayrton Senna: 41
Nelson Piquet : 23
Emerson Fittipaldi: 14
Felipe Massa: 11
Rubens Barrichello: 10
José Carlos Pace: 1
Veja abaixo o vÃdeo com a primeira vitória de um brasileiro na Fórmula 1. Foi com Emerson Fittipaldi, em 4 de outubro de 1970, em Watkins Glen nos Estados Unidos. E, na sequência, as primeiras vitórias de José Carlos Pace, Nelson Piquet, Ayrton Senna, Rubens Barrichello e Felipe Massa.
As imagens são fantásticas e a trilha sonora é "de primeira":
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