Carro da equipe inglesa foi apresentado nesta quarta-feira. Foto: Aston Martin Cognizant F1

Carro da equipe inglesa foi apresentado nesta quarta-feira. Foto: Aston Martin Cognizant F1

A Aston Martin, ex-Racing Point, apresentou na manhã desta quarta-feira (3) o AMR21, carro que estará a cargo de sua dupla, o tetracampeão alemão Sebastian Vettel, de 33 anos, e o canadense Lance Stroll, de 22 anos, que inicia sua quinta temporada na F1.

Como se esperava, a Aston Martin será verde em 2021, ano que marca, na verdade, a reestreia do nome da fabricante inglesa à Fórmula 1, por onde passou entre 1959 e 1960.

A cor é aquela que foi apelidada de british racing green, surgido no começo de 1900, quando os países disputavam corridas com suas respectivas cores. Os britânicos, que viram os Estados Unidos adotarem o vermelho, a Alemanha o branco e a França o azul, sem muitas alternatias, ficaram com o verde metálico.

O modelo, equipado com o motor Mercedes, segue as linhas que lhe renderam uma temporada de destaque em 2020 quando ainda era nomeada Racing Point. A equipe ficou em quinto lugar entre os Construtores, posição que poderia ser ainda melhor (quarta colocada), mas a FIA impôs punição com perda de 15 pontos e mais multa de 400 mil euros, por constatação de cópia dos dutos de freios da Mercedes. Assim, foram 195 pontos contra 202 da McLaren, terceira colocada. Sergio Pérez, que neste ano estará na Red Bull, conseguiu sua primeira vitória e a única do time em sua história, no GP de Sakhir.

O rosa, da patrocinadora BWT aparece nas laterais e também no aerofólio dianteiro. Foto: Aston Martin Cognizant F1

Lawrence Stroll, pai do piloto Lance Stroll, dono do time da F1, foi o primeiro a tomar a palavra na cerimônia online, que contoucom imagens históricas da marca Aston Martin mescladas com as atividades atual na fábrica, em Silverstone.

Entre as mensagens que foram apresentadas, a do ator Daniel Crig, atual James Bond da franquia cinematográfica 007, pela tão marcante ligação do carro aos filmes do investigador.

APARÊNCIA

A Aston Martin fala em evolução em relação à temporada passada para este AMR21, que agora tem patrocínio master da norte-americana Cognizant, que atua no ramo de tecnologia e informação. O nome oficial da equipe, por sinal, é Aston Martin Cognizant F1 Team. A BWT, que fez da antiga Racing Point cor de rosa, segue apoiando o time, com seu nome estampado na carenagem além de uma linha rosa nas laterais e outra no aerofólio dianteiro, bem à frente.

Será a Mercedes verde agora? Carro reedita linhas da Racing Point em 2020. Foto: Aston Martin Cognizant F1

RETORNO DO NOME 

A Aston Martin figurou entre os construtores da Fórmula 1 nas temporadas de 1959 e 1960, mas sem marcar pontos em apenas cinco GPs disputados. As melhores colocações form dois sextos lugares (mas na época apenas os cinco primeiros pontuavam), com o britânico Roy Salvadori, no GP da Grã-Bretanha (Aintree) e Portugal (Monsanto).

O verde, o British Racing Green, tradicional da marca inglesa, deve ser a cor predominante do modelo, que também deverá ter alguns nuances em rosa, por conta do patrocinador que estampou sua marca nos últimos anos, a BWT, empresa austríaca que produz sistemas de tratamento de água. Mas o patrocinador mástrer do time é a norte-americana Cognizant, que atua no ramo de tecnologia e informação. O nome oficial da equipe, por sinal, é Aston Martin Cognizant F1 Team.

Dianteira estreita e filete rosa na asa dianteira do modelo AMR21. Foto: Aston Martin Cognizant F1

PRÓXIMOS LANÇAMENTOS:

Haas-Ferrari (04/03)

Williams-Mercedes (05/03).

Ferrari (10/03).

PRÉ-TEMPORADA

Os carros fazem a chamada pré-temporada entre 12 e 14 de março no circuito de Sakhir, no Bahrein, mesmo local da etapa de abertura do campeonato, dia 28 de março, o GP do Bahrein.


      

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A HOME DE AUTOMOBILISMO DO PORTAL TERCEIRO TEMPO 

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O CANAL DO BELLA MACCCHINA NO 

 

Últimas do seu time