Apenas equipes de Alemanha, Espanha, França, Inglaterra e Itália participam da fase. Foto: Divulgação/UEFA

Apenas equipes de Alemanha, Espanha, França, Inglaterra e Itália participam da fase. Foto: Divulgação/UEFA

Nesta segunda-feira (16/12), a UEFA – União das Associações Europeias de Futebol – sorteou em sua sede, em Nyon, na Suíça, os confrontos da fase de oitavas de final da Champions League, maior e mais disputada competição de clubes do planeta. Pela primeira vez na história, os 16 times classificados pertencem às cinco principais ligas do continente: Alemanha, Espanha, França, Inglaterra e Itália.

Dada a conjuntura, já se imaginava que confrontos pesadíssimos pudessem ocorrer logo na primeira rodada eliminatória e, de fato, alguns se concretizaram. Esta edição da Champions, sem dúvidas, será uma das mais disputadas das últimas temporadas, contanto com diversos postulantes à sonhada conquista da “orelhuda”.

O alemão Borussia Dortmund terá pela frente a fortíssima equipe francesa do PSG, esquadrão que conta com Neymar, Mbappé, Icardi, Dí Maria e Cavani. Este embate marcará também o reencontro do treinador alemão Thomas Tuchel com os Aurinegros, os quais foram comandados por ele de 2015 a 2017. No Dortmund, Tuchel venceu a Copa da Alemanha na temporada 2016/17.

O espanhol Real Madrid, maior vencedor da Liga dos Campeões com 13 títulos, fará um confronto muito difícil contra os atuais campeões ingleses do Manchester City, dirigidos por Pep Guardiola. Este duelo proporcionará aos fãs do futebol o retorno de Guardiola ao Santiago Bernabéu, relembrando os tempos que o treinador protagonizava a grande rivalidade entre Madrid e Barça.

O também espanhol Atlético de Madrid precisará derrubar o melhor time do mundo na atualidade se quiser avançar à próxima fase. Os Colchoneros encaram o inglês Liverpool, atual campeão europeu e líder isolado da Premier League. Será um grande desafio para o envolvente ataque dos Reds tentar superar a equipe de Simeone, que há anos é reconhecida por sua solidez defensiva.

O inglês Chelsea, do brasileiro Willian, encarará os alemães do Bayern de Munique, que contam com o também “brasuca” Phellipe Coutinho, além do artilheiro polonês Robert Lewandowski. Será a reedição da final europeia da temporada 2011/12, ocasião na qual os Blues calaram a Allianz Arena e derrubaram o Gigante da Baviera para faturar a primeira e única taça da Champions de sua história.

O italiano Napoli terá a missão nada tranquila de derrubar o time do melhor jogador do mundo, Lionel Messi. O duelo entre Barcelona e Napoli apresenta a coincidência de reunir dois dos ex-times do Diego Armando Maradona. O favoritismo, obviamente, recai todo sobre o Barça. No entanto, o Napoli tentará, com seu estilo ofensivo, fazer frente aos espanhóis.

Os primeiros colocados de cada grupo decidem a eliminatória em casa. Os jogos de ida serão disputados nos dias 18, 19, 25 e 26 de janeiro, ao passo que os confrontos de volta ocorrerão nos dias 10, 11, 17 e 18 de março. Confira todos os confrontos das oitavas da Champions:

Borussia Dortmund x Paris Saint-Germain

Real Madrid x Manchester City

Atalanta x Valencia

Atlético de Madrid x Liverpool

Chelsea x Bayern de Munique

Lyon x Juventus

Tottenham x RB Leipzig

Napoli x Barcelona

E aí, quem tem mais chances de estar na grande final em Istambul, na Turquia, no dia 30 de maior de 2020?

* Renan Riggo é jornalista esportivo (A Folha Esportiva) e assessor de imprensa da PPress Marketing e Comunicação

Últimas do seu time