Adílio, um dos heróis da final do Campeonato Brasileiro de 1983 (Flamengo 3 x 0 Santos), completa 63 anos nesta quarta-feira (15).
Destaque entre os jogadores rubro-negros do final dos anos 70 e também na década de 80, Adílio de Oliveira Gonçalves nasceu na capital carioca em 15 de maio de 1956, e começou sua carreira profissional pelo mesmo Flamengo, aos 19 anos, em 1975.
Ele foi revelado por Dominguinhos, ex-atacante do Flamengo, na Usina de Talentos, na Comunidade da Cruzada de São Sebastião, no Rio, entre Ipanema e Leblon. Naquela favela de cimento armado, também foram revelados outros craques, como Rui Rei, Antunes, Ernani, Júlio César Urigeller e Paulinho Pereira.
Pelo clube da Gávea, entre outros títulos, conquistou três brasileiros (1980, 1982 e 1983), além dos marcantes trinfos em 1981, a Libertadores da América e o Mundial de Clubes, formando um afinadíssimo meio-campo ao lado de Andrade e Zico.
ABAIXO, OS GOLS DA VITÓRIA DO FLAMENGO SOBRE O SANTOS NA FINAL DO CAMPEONATO BRASILEIRO EM 29 DE MAIO DE 1983, 3 A 0, O ÚLTIMO DELES MARCADO POR ADÍLIO. O PRIMEIRO JOGO FOI VENCIDO PELO SANTOS POR 2 A 1. NARRAÇÃO DE GALVÃO BUENO
No dia 4 de novembro de 2018, Adílio participou do Domingo Esportivo da Rádio Bandeirantes e falou sobre o Flamengo, que jogaria naquela tarde contra o São Paulo, no Morumbi, pelo Campeonato Brasileiro.
ABAIXO, A ENTREVISTA COMPLETA
Saudade: Há cinco anos morria Marinho, ídolo do Bangu
15/06/2025Palmeiras estreia na Copa do Mundo de Clubes contra o Porto neste domingo; as formações
15/06/2025F1: Russell vence duelo com Verstappen e larga na pole do GP do Canadá
14/06/2025Saudade: Há cinco anos morria o polivalente jogador muzambinhense Lucílio Navarro
14/06/2025Achados & Perdidos: Rússia abria a Copa de 2018 com goleada sobre a Arábia Saudita há sete anos
14/06/2025