O ex-camisa 8 do Mengo integrou equipe espetacular nos anos 80. Foto: Divulgação

O ex-camisa 8 do Mengo integrou equipe espetacular nos anos 80. Foto: Divulgação

Adílio, um dos heróis da final do Campeonato Brasileiro de 1983 (Flamengo 3 x 0 Santos), completa 63 anos nesta quarta-feira (15).

Destaque entre os jogadores rubro-negros do final dos anos 70 e  também na década de 80, Adílio de Oliveira Gonçalves nasceu na capital carioca em 15 de maio de 1956, e começou sua carreira profissional pelo mesmo Flamengo, aos 19 anos, em 1975.

Ele foi revelado por Dominguinhos, ex-atacante do Flamengo, na Usina de Talentos, na Comunidade da Cruzada de São Sebastião, no Rio, entre Ipanema e Leblon. Naquela favela de cimento armado, também foram revelados outros craques, como Rui Rei, Antunes, Ernani,  Júlio César Urigeller e Paulinho Pereira.

Pelo clube da Gávea, entre outros títulos, conquistou três brasileiros (1980, 1982 e 1983), além dos marcantes trinfos em 1981, a Libertadores da América e o Mundial de Clubes, formando um afinadíssimo meio-campo ao lado de Andrade e Zico.

ABAIXO, OS GOLS DA VITÓRIA DO FLAMENGO SOBRE O SANTOS NA FINAL DO CAMPEONATO BRASILEIRO EM 29 DE MAIO DE 1983, 3 A 0, O ÚLTIMO DELES MARCADO POR ADÍLIO. O PRIMEIRO JOGO FOI VENCIDO PELO SANTOS POR 2 A 1. NARRAÇÃO DE GALVÃO BUENO

A foto é do dia 7 de junho de 1981, quando o Fla bateu o Vasco por 1 a 0, no Maracanã, em jogo válido pelo campeonato carioca daquele ano. O gol foi marcado por Zico, aos 23 minutos de partida. Em pé: Raul Plassmann, Marinho, Rondinelli, Andrade, Júnior e Carlos Alberto. Agachados: Chiquinho, Adilio, Nunes, Zico e Baroninho.

Milton Neves, Adilio e Cláudio Adão em 8 de dezembro de 2012, antes de jogo beneficente na cidade paulista de Porto Ferreira. Foto: Portal Terceiro Tempo

 

No dia 4 de novembro de 2018, Adílio participou do Domingo Esportivo da Rádio Bandeirantes e falou sobre o Flamengo, que jogaria naquela tarde contra o São Paulo, no Morumbi, pelo Campeonato Brasileiro. 

ABAIXO, A ENTREVISTA COMPLETA

Últimas do seu time