Caros amigos leitores. Na semana passada, os amantes do futebol receberam com muita surpresa e pesar o anúncio da aposentadoria do treinador escocês Sir Alex Ferguson. Aos 71 anos de idade, o treinador resolveu dar um ponto final numa carreira gloriosa no comando do Manchester United, onde ele treinou a equipe por quase 27 anos.
O que falar de um treinador como Alex Ferguson? É inegável que Alex Ferguson revolucionou o futebol inglês e também reergueu o Manchester United, hoje um dos clubes mais importantes do Mundo. Ferguson tem uma grande importância para o resgate do orgulho de ser torcedor do Manchester United.
Ao longo do seu trabalho, Ferguson assumiu o Manchester United em novembro de 1986, onde o clube inglês se encontrava numa crise e sem auto-estima. Porém, a diretoria apostou no trabalho do treinador, que conquistou seu primeiro tÃtulo com o clube no ano de 1990, que foi uma FA Cup. Depois do primeiro tÃtulo, o Manchester não parou mais de vencer torneios ao comando de Ferguson e se tornou um gigante novamente, como foi na década de 60 e 70, com George Best, Bobby Charlton, Denis Law, Denis Violet e entre outros grandes craques, além de desbancar o Liverpool como maior recordista de tÃtulos do Campeonato Inglês.
A história de Sir Alex Ferguson no comando do Manchester United é muito rica e cheia de grandes conquistas. Não tem como esquecer a conquista da Liga dos Campeões do ano de 1999, onde o Manchester venceu o Bayern de Munique, de virada, por 2 a 1, naquela decisão mágica no Camp Nou, onde o United virou o jogo com dois gols nos acréscimos, marcados por Teddy Sheringham e Ole Gunnar Solskjaer. Essa para mim foi a maior conquista do Manchester United que eu presenciei como fã de futebol, por tudo que aquela final significava para o Manchester, que estava numa fila de 31 anos sem tÃtulos da Liga dos Campeões.
Alex Ferguson é um grande exemplo de projeto bem sucedido em um grande clube europeu. A longevidade dele no comando do Manchester United e o respaldo da diretoria foram coisas únicas, que renderam grandes frutos ao clube, que conquistou no comando de Ferguson 13 Campeonatos Ingleses, cinco FA Cups, quatro Copas da Liga, duas Liga dos Campeões, uma Taça Intercontinental, um Mundial de Clubes FIFA, uma Recopa Européia, uma Supercopa da Europa e, por fim, dez Supercopas da Inglaterra.
Tudo isso é Sir Alex Ferguson, um treinador lendário que marcou uma grande época no Manchester, além de revelar grandes jogadores ao longo de sua magnÃfica trajetória como manager do clube inglês. O mais incrÃvel é o fato de Alex Ferguson encerrar sua carreira ainda no auge, mesmo com 71 anos nas costas. O treinador se despede da sua carreira ao conquistar mais uma Premier League, que serve para coroar a sua perfeita carreira no comando do Manchester United.
Que os ensinamentos de Ferguson sirvam de lição para muitos clubes e treinadores ao redor do mundo, porque, agora, Sir Alex se tornou uma lenda viva do futebol mundial.
Vida longa para o imortal Sir Alex Ferguson.
Imagem: @CowboySL