Os alvinegros na decisão do torneio. Foto: todopoderosotimao.com.br

Os alvinegros na decisão do torneio. Foto: todopoderosotimao.com.br

Há exatos 22 anos acontecia a última edição do Torneio Rio-São Paulo, competição que teve grande aceitação antes de outros certames serem agregados ao calendário do futebol brasileiro.

Naquela derradeira edição, Corinthians e São Paulo chegaram à finalíssima.

O Alvinegro eliminara o São Caetano, enquanto o Tricolor passou pelo Palmeiras.

As duas partidas da decisão aconteceram no Morumbi, e na primeira delas vitória corintiana por 3 a 2. Deivid, Leandro e Gil marcaram para o Timão, enquanto Adriano e Beletti fizeram os tentos são-paulinos.

No segundo jogo, empate em 1 a 1, com gols de Reinaldo para o Tricolor logo no começo, e  do lateral-direito Rogério para o Corinthians, marcou de falta contra o xará Rogério Ceni para empatar, aos 33 minutos do segundo tempo.

Assim, com uma vitória e um empate, o Corinthians conquistou o título, um dos dois do treinador Carlos Alberto Parreira pelo time de Parque São Jorge. O outro aconteceu naquele mesmo ano, único em que ele trabalhou no clube, o da Copa do Brasil, derrotando o Brasiliense.

O treinador do São Paulo era Nelsinho Baptista.

RANKING DO TORNEIO RIO-SÃO PAULO

Corinthians, Palmeiras e Santos foram os maiores vencedores do Rio-São Paulo, com cinco títulos cada, mas o Corinthians leva a vantagem no critério de desempate, pois tem mais vice-campeonatos que os rivais (três, contra dois do Palmeiras e um do Santos).

Depois, com quatro conquistas está o Botafogo-RJ, seguido pelo Vasco da Gama, com três. Portuguesa de Desportos e Fluminense venceram duas vezes e os outros vencedores foram o São Paulo e o Flamengo, um triunfo cada.

Na contagem entre os estados, vantagem ampla para São Paulo, com 18 títulos contra dez do Rio de Janeiro.

FICHA TÉCNICA DA PARTIDA DECISIVA - TORNEIO RIO-SÃO PAULO

Corinthians 1 x 1 São Paulo 
Local: Cícero Pompeu de Toledo, São Paulo, SP
Data: 12 de maio de 2002 (domingo)
Horário: 16h00 (de Brasília)
Árbitro: Paulo César de Oliveira
Gols: Reinaldo (São Paulo) e Rogério (Corinthians).
Público: 55.414 torcedores

Corinthians: Dida; Rogério, Anderson Cléber, Fábio Luciano, Kléber, Fabrício de Souza, Vampeta, Ricardinho, Deivid, Leandro Lessa (Renato Abreu) e Gil (Fabinho).Técnico: Carlos Alberto Parreira.

São Paulo: Rogério Ceni; Belletti, Reginaldo, Jean, Gustavo Nery, Maldonado, Fábio Simplício (Júlio Baptista), Lúcio Flávio (Rafael), Adriano (Souza), Kaká e Reinaldo. Técnico: Nelsinho Baptista.

Fonte para a ficha técnica da partida: Almanaque do Timão, de Celso Unzelte.

ABAIXO, COM NARRAÇÃO DE GALVÃO BUENO (TV GLOBO), VÍDEO COM OS GOLS DA DECISÃO 

Últimas do seu time