O ano de 1984 marcou o último do Doutor pelo Corinthians. Foto: Divulgação

O ano de 1984 marcou o último do Doutor pelo Corinthians. Foto: Divulgação

Há exatos 40 anos, na tarde de 14 de abril de 1984, Sócrates (1954-2011) viveu um dos seus mais brilhantes momentos com a camisa corintiana, marcando quatro dos cinco gols da equipe então comandada por Jorge Vieira (1934-2012). O jogo, válido pelo Campeonato Brasileiro, aconteceu no Morumbi, em um sábado à tarde.

No primeiro gol, aos 29 minutos da etapa inicial, Biro-Biro lançou Sócrates que, com sua marca registrada, o toque de calcanhar, desviou para Casagrande. Este devolveu a bola para Sócrates que arrematou de primeira, rasteiro, do meio círculo, no canto direito do goleiro Edison Mug.

O segundo gol aconteceu aos 8 minutos de bola rolando da etapa complementar, novamente com Sócrates. Eduardo, pela direita, rolou para Edson, que acionou Sócrates na grande área, no canto direito. O Doutor ganhou no adversário na corrida e bateu rasante, no canto esquerdo da meta goiana.

Aos 24 minutos foi a vez de Casagrande marcar o seu, o terceiro alvinegro. Eduardo, pela esquerda, do bico da grande área, levantou na medida para o atacante alvinegro que matou a bola no peito e arrematou antes dela cair no chão, no canto direito de Edison Mug.

Passados mais nove minutos, aos 33, Zenon brilhou com um lançamento preciso, antes da linha divisória do gramado, encontrando Sócrates entre os marcadores. O camisa 8 esperou o quicar da bola e mais uma vez bateu rasteiro, no canto esquerdo, fazendo o quarto gol corintiano.

Para fechar o placar, Eduardo, pela esquerda, fintou o lateral-direito Zé Teodoro (que depois jogaria no São Paulo) e recuou para Sócrates. Agora da linha da grande área, bateu de curva, quase como se estivesse cobrando uma falta e fez mais um belo gol, o quinto da goleada sobre o Goiás, equipe treinada pelo saudoso Vail Mota (1938-2009).

O ano de 1984 foi o último de Sócrates no Corinthians. Ele se transferiu ainda naquele ano para a Fiorentina (Itália), onde permaneceu até 1985. Retornou ao Brasil para jogar ao lado de Zico no Flamengo até 1987, indicando sua aposentadoria, mas retornou aos gramados pelo Santos em 1988, jogando pelo clube da Vila Belmiro até 1989. Ainda em 1989 fez seu último contrato profissional, pelo Botafogo de Ribeirão Preto, justamente o seu primeiro clube.

ABAIXO, COM NARRAÇÃO DE JOSÉ CARLOS CICARELLI (TV CULTURA-SP), OS CINCO GOLS DO CORINTHIANS NA GOLEADA SOBRE O GOIÁS

  

Competição: Campeonato Brasileiro
Local: Cícero Pompeu de Toledo (Morumbi), São Paulo-SP
Data: 14 de abril de 1984 (sábado)
Horário: 16h00 (de Brasília)
Árbitro: Manuel Serapião Filho

Gols: Sócrates (aos 29 minutos do primeiro tempo); Sócrates (8 minutos do segundo tempo); Casagrande (aos 24 minutos do segundo tempo); Sócrates (aos 33 minutos do segundo tempo) e Sócrates (aos 41 minutos do segundo tempo).

Público: 17.593 torcedores
Renda: Cr$ 30.506.400,00 (Cruzeiros)

Corinthians: Carlos; Édson Boaro (Ronaldo), Mauro, Juninho, Wladimir, Biro-Biro, Sócrates, Zenon, Ataliba (Wágner), Casagrande e Eduardo Amorim.Técnico: Jorge Vieira.

Goiás: Édison Mug; Zé Teodoro, Timoura, Gílson Jáder, Nonoca, Carlos Alberto Santos, Nei, Washington, Ílton (Carlos Magno), Sávio (Tatau) e Cacau.Técnico: Vail Mota. 

Últimas do seu time