Coutinho marcou dois gols na final contra o Cruzmaltino. Foto: Reprodução/Manchete Esportiva

Coutinho marcou dois gols na final contra o Cruzmaltino. Foto: Reprodução/Manchete Esportiva

Há exatos 65 anos, no Pacaembu, o Santos Futebol Clube conquistava o primeiro de seus cinco títulos no Torneio Rio-São Paulo, ao golear o Vasco da Gama por 3 a 0.

O certame, que havia sido criado em 1933 (vencido pelo Palestra Itália) e que teve sua última edição em 2002 (desta feita conquistado pelo Corinthians), foi disputado em turno único em 1959, e o Vasco, então comandado pelo treinador Gradim, jogava pelo empate.

O Peixe, por sua vez, tinha em Lula o seu comandante, regendo um time já estrelado, cuja linha de ataque era composta por Dorval, Jair Rosa Pinto, Coutinho, Pelé e Pepe.

Todos os gols aconteceram na etapa final, o primeiro deles com Coutinho, de cabeça, sem chance para o goleiro Barbosa. Pelé foi o autor do segundo tentom tocando de pé direito, no canto inferior direito do goleiro vascaíno. Coutinho fechou o placar para o time santista. Coutinho, aliás, fazia sua primeira partida oficial pelo Santos, e estava com apenas 15 anos de idade. Pelé já tinha mais tempo de clube e estava com 18 anos.

GOLEIROS SE DESTACARAM

Como é possível constatar no vídeo abaixo, com lances da partida, os goleiros tiveram boas atuações. Laércio, que defendia a meta santista, evitou que o Vasco chegasse ao empate logo depois que Coutinho abriu o placar no Pacaembu. Pelo time carioca, Barbosa apareceu ainda mais, com saídas precisas da meta e defesas portentosas, uma delas cara a cara com Coutinho.

RANKING DO TORNEIO RIO-SÃO PAULO

Corinthians, Palmeiras e Santos foram os maiores vencedores do Rio-São Paulo, com cinco títulos cada, mas o Corinthians leva a vantagem no critério de desempate, pois tem mais vice-campeonatos que os rivais (três, contra dois do Palmeiras e um do Santos).

Depois, com quatro conquistas está o Botafogo-RJ, seguido pelo Vasco da Gama, com três. Portuguesa de Desportos e Fluminense venceram duas vezes e os outros vencedores foram o São Paulo e o Flamengo, um triunfo cada.

Na contagem entre os estados, vantagem ampla para São Paulo, com 18 títulos contra dez do Rio de Janeiro.

ABAIXO, COM NARRAÇÃO DO SAUDOSO JOSÉ GÓES (1932-1998), DA TV CULTURA-SP, OS PREPARATIVOS DOS JOGADORES DO SANTOS NO VESTIÁRIO DO PACAEMBU, DIVERSOS LANCES DO JOGO E OS DOIS PRIMEIROS GOLS SANTISTAS. O TERCEIRO TENTO, DE COUTINHO, NÃO FOI REGISTRADO NO VÍDEO POSTADO NO CANAL EUPALLOG DO YOUTUBE

FICHA TÉCNICA DA PARTIDA

Santos 3 x 0 Vasco da Gama

DECISÃO DO TORNEIO RIO-SÃO PAULO

Data: 17 de maio de 1959

Local Pacaembu

Árbitro: Frederico Lopes

Público estimado em 21.000 pagantes.

Gols: Coutinho, Pelé e Coutinho

Santos: Laércio; Ramiro, Getúlio e Mourão; Álvaro e Zito (Fioti); Dorval, Jair Rosa Pinto, Coutinho, Pelé e Pepe. Técnico: Lula.

Vasco da Gama: Barbosa; Viana, Coronel, Dario, Russo, Laerte, Sabará, Robson, Zé Henrique (Cabrita), Rubens e Roberto Peniche (Osvaldo). Técnico: Gradim.

Últimas do seu time