O ex-goleiro hoje é comentarista de futebol. Foto: Marcos Júnior Micheletti/Portal Terceiro Tempo

O ex-goleiro hoje é comentarista de futebol. Foto: Marcos Júnior Micheletti/Portal Terceiro Tempo

Há exatos 36 anos, em uma tarde de domingo na cidade de São José dos Campos, o goleiro Ronaldo Soares Giovanelli estreava com a camisa corintiana, em um amistoso disputado contra o São José.

Naquele 7 de fevereiro de 1988, um domingo como hoje, aos 20 anos de idade, o então reserva imediato de Carlos defendeu a meta alvinegra no empate em 0 a 0 com a equipe do Vale do Paraíba. Jair Pereira era o técnico do Corinthians, que naquele dia atuou com Ronaldo; Edson, Marcelo, Dama (Pinella) e Aílton; Márcio, Éverton (Edmundo) e João Paulo (João Carlos); Marcos Roberto, Edmar e Paulinho Carioca (Eduardo).

Ronaldo ainda atuou em mais dois amistosos na sequência. Em Taubaté, derrota para o Taubaté por 1 a 0 (gol de Wanderley) e contra o Santos, no Pacaembu, vitória corintiana por 1 a 0, gol marcado por Éverton.

O terceiro jogo de Ronaldo com a camisa 1 do Corinthians foi oficial, válido pelo Campeonato Paulista de 1988, contra o São Paulo, em 28 de fevereiro.

Naquele jogo, aliás, Ronaldo defendeu um pênalti cobrado pelo uruguaio Darío Pereyra. O Corinthians venceu por 2 a 1. Wilson Mano abriu o placar para o Timão. O saudoso Edivaldo (1962 - 1993) empatou para o São Paulo, e Edmar fez o segundo tento alvinegro.

O ano de 1988 acabou sendo marcante para Ronaldo, que foi o titular na decisão disputada em dois jogos contra o Guarani, com o Corinthians sagrando-se campeão em Campinas com o gol de Viola na prorrogação.

Paulistano nascido em 20 de novembro de 1967, Ronaldo hoje é comentarista da Band e da Rádio Transamérica-FM. Ele foi titular da meta corintiana por dez anos, tendo cumprido 601 jogos com a camisa alvinegra, atrás apenas de Wladimir (803) e Luizinho, o Pequeno Polegar (606).

Pelo Corinthians, Ronaldo conquistou três títulos paulistas (1988, 1995 e 1997), o Brasileiro de 1990 (primeiro do Corinthians) e a Copa do Brasil de 1995.

Depois de deixar o Corinthians, em 1998, Ronaldo passou por Fluminense, Inter de Limeira (SP), Portuguesa de Desportos, Gama, Ponte Preta, Portuguesa Santista, ABC (RN), Metropolitano (SC) e novamente Portuguesa Santista, onde encerrou sua carreira, em 2005.

Atualmente com 56 anos, Ronaldo é comentarista do Grupo Bandeirantes, incluindo televisão e rádio.

Com informações do Almanaque do Timão, de Celso Unzelte.

ABAIXO, VÍDEO DO 1º JOGO OFICIAL DE RONALDO, NA VITÓRIA DO CORINTHIANS POR 2 A 1 EM 28 DE FEVEREIRO DE 1988 CONTRA O SÃO PAULO, NO MORUMBI. RONALDO FOI O PRINCIPAL DESTAQUE DO JOGO, DEFENDENDO UM PÊNALTI COBRADO POR DARÍO PEREYRA. VEJA, OS GOLS E ALGUMAS DEFESAS DE RONALDO, COM LOCUÇÃO DE FERNANDO VANUCCI


Os amigos Ronaldo e Neto comemorando gol do Corinthians na década de 90. Reprodução

 

Neto, Milton Neves e Ronaldo no estande da Rafarillo na Francal, no Anhembi, em 16 de julho de 2014. Foto: Marcos Júnior Micheletti/Portal TT

 

Em 10 de maio de 2014, ao lado de uma fã, Marcelinho Carioca e do saudoso Dr. Osmar de Oliveira (1943 - 2014) na inauguração da Arena Corinthians. Foto: Marcos Júnior Micheletti/Portal TT

 

No estacionamento da Arena Corinthians, em 10 de maio de 2014, ao lado dos filhos e da esposa Roberta, após o jogo inaugural no estádio alvinegro. Foto: Marcos Júnior Micheletti/Portal TT

 

Ronaldo e Milton Neves na sede do Sicredi em 2 de maio de 2019. Foto: Marcos Júnior Micheletti/Portal TT

 

Últimas do seu time