Atacante marcou dois gols na decisão contra o Liverpool, em 1981. Foto: site oficial da CBF

Atacante marcou dois gols na decisão contra o Liverpool, em 1981. Foto: site oficial da CBF

Completando 68 anos nesta sexta-feira (20), o sergipano Nunes, ex-centroavante do Flamengo e Santa Cruz, entre outros, foi peça fundamental na conquista do Mundial de Clubes do Mengo em 1981, marcando dois dos três gols sobre o Liverpool, no jogo realizado no Estádio Nacional de Tóquio, no Japão. O outro tento foi de Adílio.

João Batista Nunes começou sua carreira pelo Confiança (SE), mas se notabilizou por sua passagem brilhante pelo Santa Cruz (PE), provocando o interesse do Fluminense (RJ), mas esteve nas Laranjeiras por um curto período, entre 1978 e 1979, para em seguida defender o Monterrey (México).

A volta triunfal ao Brasil foi para integrar o Flamengo, onde encontrou uma equipe fortíssima, ao lado de Zico, Adílio, Tita e Júnior, entre outros.

Após a conquista da Libertadores da América em 1981 (o Flamengo passou pelo Cobreloa, do Chile), foi o titular da camisa 9 rubro-negra na decisão do Mundial de Clubes diante dos ingleses do Liverpool.

Nunes abriu o placar logo aos 13 minutos da primeira etapa, após receber lançamento preciso de Zico, tocando na saida do goleiro Grobbelaar. Adílio, aproveitando rebote do goleiro, após cobrança de falta de Zico, marcou o segundo, aos 34. Ainda na primeira etapa, aos 41 minutos, fechou o placar da decisão, agora sendo lançado por Adílio.

Tornou-se treinador de futebol, com passagem pelo América de Manaus, entre outros, e atualmente reside no Rio de Janeiro, em Nova Iguaçu.

FICHA TÉCNICA DA DECISÃO DO MUNDIAL DE CLUBES DE 1981

Flamengo 3 x 0 Liverpool

Local: Estádio Nacional de Tóquio (JAP)
Data: domingo, 13 de dezembro de 1981
Público: 62 mil pagantes
Gols: Nunes (aos 13 minutos, Adílio aos 34 e Nunes aos 41, todos os gols na primeira etapa).

ESCALAÇÕES: 

Flamengo: Raul; Leandro, Marinho, Mozer e Júnior; Andrade, Adílio e Zico; Tita, Nunes e Lico. Técnico: Paulo César Carpeggiani.

Liverpool: Grobbelaar; Neal, R. Kennedy, Lawnson e Thompson; Hansen, Dalglish e Lee; Johnstone, Souness e McDermott (Johnson). Técnico: Bob Paisley.

ABAIXO, COM NARRAÇÃO DE GALVÃO BUENO, OS GOLS DE FLAMENGO 3 X 0 LIVERPOOL, EM 13 DE DEZEMBRO DE 1981 

Últimas do seu time

  • Tabela

  • BRASILEIRÃO 2019

  • Classificação
    Pontos
  • 1 Bah
    0
  • 2 Atl
    0
  • 3 Cor
    0
  • 4 Spo
    0
  • 5 Red
    0
  • Veja tabela completa