O camisa 10 marcou época pelo Alvinegro. Foto: Reprodução

O camisa 10 marcou época pelo Alvinegro. Foto: Reprodução

Há exatos 33 anos, na tarde de 23 de julho de 1989, no Pacaembu, um dos principais jogadores da história do Corinthians estreava com a camisa do clube de Parque São Jorge: Neto, hoje comentarista do Grupo Bandeirantes.

A partida, válida pela Copa do Brasil daquele ano, foi contra o Sampaio Corrêa (MA), e o Timão sofreu para vencer o duelo por 1 a 0, gol do ponta-direita Fabinho, que também fazia seu primeiro jogo pelo Alvinegro, vindo do Novorizontino (SP).

Outro que estreou pelo Corinthians foi Eduardo de Almeida, meia contratado junto à Inter de Limeira, que ficou apenas naquela temporada no clube. O Corinthians se classificou com esta vitória, após ter perdido o confronto de ida por 3 a 2 em São Luis. Na sequência da Copa do Brasil, o Timão passou pelo Tiradentes (DF) e foi eliminado pelo Flamengo. O título ficou com o Grêmio, que venceu o Sport na decisão.

Neto chegou ao Corinthians após despontar pelo Guarani, jogar por Bangu e São Paulo e ter uma breve passagem pelo Palmeiras, chegando à equipe corintiana em uma troca com Ribamar, que acabou se mostrando muito mais vantajosa para o time então comandado por Palhinha. Emerson Leão era o treinador palmeirense, e na ocasião a relação entre ele e Neto foi tempestuosa. Hoje, são bons amigos.

Neto, o José Ferreira Neto, natural do município paulistade Santo Antônio de Posse, onde nasceu em 9 de setembro de 1966, teve uma boa atuação em seu jogo de estreia pelo Corinthians, mas não jogou os 90 minutos, sendo substituído por outro estreante, Rizza. Aliás, o gol alvinegro começou com Neto, que tocou para o ponta-esquerda Mauro. Este cruzou e Fabinho completou de cabeça, no segundo poste, da pequena área.

Pelo Corinthians, Neto foi o principal destaque na conquista do primeiro título brasileiro do clube, em 1990. Ainda venceu a Supercopa do Brasil (1991), o Paulistão (1997), o Ramón de Carranza (1996), a Taça dos Invictos (1990), o Troféu Centenário (1991) e o Triangular de Goiânia (1989).

Neto totalizou 228 jogos pelo Corinthians em duas passagens: 1989 a 1993 e entre 1996 e 1997, tendo marcado 80 gols.

ABAIXO, OS MELHORES MOMENTOS DE CORINTHIANS 1 X 0 SAMPAIO CORRÊA, EM 23 DE JULHO DE 1989. VÍDEO DO GLOBO ESPORTE (APRESENTAÇÃO DE CLÉBER MACHADO), DISPONÍVEL NO YOUTUBE

FICHA TÉCNICA DA PARTIDA:

CORINTHIANS 1 X 0 SAMPAIO CORRÊA (COPA DO BRASIL)

Local: Municipal Paulo Machado de Carvalho, São Paulo, SP
Data: 23 de julho de 1989 (domingo)
Árbitro: Paulo Roberto Chaves
Gol: Fabinho, aos 6 minutos do segundo tempo
Cartão vermelho: Dama (Corinthians)
Público: 19.432 torcedores
Renda: NCz$ 110.240,00 (Cruzados Novos)

CORINTHIANS: Ronaldo Giovanelli; Wilson Mano, Marcelo, Dama, Denys, Márcio, Eduardo, Neto (Rizza), Fabinho, Viola e Mauro (Pinella). Técnico: Palhinha

SAMPAIO CORRÊA: Tonho; Luís Carlos, Douglas (Ivanildo), Papinha, Chiquinho, Zé Carlos, Orlando, Raimundinho, Ademir, Lela (Da Costa) e Edmílson. Técnico: Ivan Grandim

Últimas do seu time

  • Tabela

  • BRASILEIRÃO 2019

  • Classificação
    Pontos
  • 1 Bah
    0
  • 2 Atl
    0
  • 3 Cor
    0
  • 4 Spo
    0
  • 5 Red
    0
  • Veja tabela completa