Duelo no Beira-Rio teve duas viradas. Foto: Reprodução/YouTube

Duelo no Beira-Rio teve duas viradas. Foto: Reprodução/YouTube

Há exatos 38 anos, no Beira-Rio, o Flamengo venci um confronto importante contra o Internacional, por 3 a 2, engrenando em sua campanha rumo ao bicampeonato Brasileiro, feito conseguido na decisão disputada em três jogos contra outro time gaúcho, o Grêmio.

Curiosamente, o Inter jogou com seu uniforme número 2, com camisas brancas, calções vermelhos e meias brancas. O Flamengo foi a campo naquela noite de 17 de março de 1982, uma quarta-feira, com seu fardamento tradicional.

O time gaúcho era comandado por Cláudio Duarte, ex-lateral-direito, enquanto o Mengo tinha Paulo César Carpegiani como seu treinador. 

ESTRELAS

Em uma época de fartura para camisas 10, o Fla tinha o melhor em atividade no Brasil, Zico, que foi o autor do primeiro tento daquele jogo. O Inter, por sua vez, contava com o habilidoso uruguaio Rubén Paz. 

ZICO ABRE O PLACAR NO BEIRA-RIO

Eram decorridos 23 minutos no primeiro tempo quando Adílio lançou Zico na grande área. O Galinho chutou e Gilmar deu o rebote. A bola voltou alta e o camisa 10 rubro-negro tocou de cabeça para fazer 1 a 0.

INTER EMPATA E VIRA

Ainda na primeira etapa, o Colorado chegou ao empate. O ponta-esquerda Silvinho estava pela direita e cruzou para a grande área onde estavam Geraldão e Mauro Pastor. O quarto-zagueiro do Inter dominou com o pé direito, a bola subiu e ele cabeceou no canto esquerdo de Raul.

No segundo tempo, aos 18 minutos, Ademir tocou para Edevaldo, pela direita. O lateral colorado levantou na área na medida para Geraldão encobrir Raul e colocar os gaúchos na frente.

REAÇÃO RUBRO-NEGRA

Reinaldo, que havia entrado no lugar de Anselmo deixou tudo igual aos 29. A jogada começou com Lico, que tocou na grande área para Adílio. Este encontrou Zico, que repassou a Reinaldo. O arremate foi seco, rasteiro, rente à trave esquerda de Gilmar, o que até enganou o narrador Celestino Valenzuela, que até pensou que a bola havia saído.

Restando quatro minutos para o fim, outro jogador que havia entrado com o jogo em andamento (Vitor, no lugar de Andrade), deu números finais ao confrronto. E foi o próprio Vitor quem começou a jogada, tocando para Zico. O Galinho lançou Tita na esquerda. O camisa 7 flamenguista viu a chegada de Vitor, que arrumou com a direita e chutou forte com a esquerda, fazendo Flamengo 3 x 2 Inter.

ABAIXO, OS GOLS DE INTER 2 X 3 FLAMENGO, DISPUTADO EM 17 DE MARÇO DE 1982, NO BEIRA-RIO. NARRAÇÃO DE CELESTINO VALENZUELA

FICHA TÉCNICA

INTERNACIONAL 2 X 3 FLAMENGO.

LOCAL: BEIRA-RIO, PORTO ALEGRE (RS)

DATA: 17 DE MARÇO DE 1982

ÁRBITRO: MANUEL SERAPIÃO FILHO (BA)

PÚBLICO: 41.518

GOLS: ZICO, MAURO PASTOR, GERALDÃO, REINALDO E VITOR.

Internacional: Gilmar Rinaldi, Edevaldo, Mauro Pastor, André Luiz e Rodrigues Neto. Mauro Galvão, Ademir e Rubén Paz. Valdomiro (Silvio), Geraldão (Sapuá) e Silvinho. 

Flamengo: Raul, Leandro, Marinho, Mozer e Júnior. Andrade (Vitor), Adílio e Zico. Tita, Anselmo (Andrade) e Lico. 

Últimas do seu time

  • Tabela

  • BRASILEIRÃO 2019

  • Classificação
    Pontos
  • 1 Fla
    90
  • 2 San
    71
  • 3 Pal
    71
  • 4 Grê
    65
  • 5 Ath
    63
  • Veja tabela completa