Equipe colorada havia perdido o jogo de ida e reverteu com sobras o placar no Beira-Rio

Equipe colorada havia perdido o jogo de ida e reverteu com sobras o placar no Beira-Rio

Inter e Juventude voltam a decidir um Campeonato Gaúcho após oito anos.

As equipes se classificaram para a a final do estadual neste domingo. O Colorado passou pelo São José, vencendo por 1 a 0, e o Juventude, apesar da derrota de 3 a 1 para o Grêmio, por conta do placar de 2 a 0 que fez no jogo de ida.

No confronto de 2008, o chamado clássico "JuveNal", o time de Caxias do Sul venceu por 1 a 0 na Serra Gaúcha. Porém, no jogo decisivo, no Beira-Rio, massacre do time comandado por Abel Braga, 8 a 1.

A vitória começou a ser desenhada a partir dos 25 minutos do primeiro tempo, gol de cabeça de Danny Morais, escorando após cobrança de falta de Alex.

O segundo gol também foi de cabeça, do capitão Fernandão, que recebeu na medida de Nilmar, quatro minutos depois.

Perdido em campo, o Juventude sofreu o terceiro aos 31, quando Marcão tocou de cabeça para Fernandão complementar com a ponta do pé direito, na pequena área.

Ainda no primeiro tempo, Guiñazu foi derrubado nas imediações da grande área do Juventude. Eram 37 minutos quando Alex, com categoria, venceu a meta do goleiro Michel Alves. Assim terminou o primeiro tempo, com o Inter fazendo 4 a 0. Os mais otimistas colorados certamente pensaram "vira 4 termina 8". E assim foi...

Logo aos 4 minutos do segundo tempo, Fernandão fez o quinto gol do Inter, terceiro dele. Bustos cobrou falta pela direita e o camisa 9 tocou de cabeça.

Bustos, agora com a bola rolando, desceu pela direita e tocou para Nilmar fazer o seu. O placar, então, marcava Inter 6 x 0 Juventude, aos 9 minutos da etapa final.

O Juventude, à época treinado pelo ex-goleiro Zetti, diminuiu aos 12, fazendo seu tento de honra. E foi um jogador do Inter que marcou para o time da Serra Gaúcha, Indio, de "letra", ao tentar rifar a bola cruzada por Ivo.

Se o zagueiro colorado jogou contra o "patrimônio", redimiu-se aos 32, fazendo o sétimo gol escarlate, de cabeça, após cobrança de escanteio de Andrezinho. A bola ainda tocou em Nunes antes de morrer na meta do time verde.

O último gol foi histórico. Andrezinho entrou pela esquerda e foi derrubado violentamente por Leandro Cruz, na grande área: pênalti. Carlos Eugênio Simon, árbitro da partida, fez vistas grossas e aplicou apenas cartão amarelo para o infrator.

A torcida pediu que o goleiro Clemer fosse para a cobrança. O camisa 1 cruzou o gramado e bateu com categoria, de cavadinha, no centro do gol, no último minuto da partida, coroando a goleada que decretou o último confronto em que Inter e Juventude decidiram um Gauchão.

O Inter venceu os cinco últimos campeonatos gaúchos, e lidera o ranking estadual, com 44 triunfos. O Grêmio é o segundo, com 36 títulos. A única conquista do Gauchão pelo Juventude foi em 1998, ocasião em que derrotou justamente o Inter.

Foi o primeiro título gaúcho que Abel Braga conquistou, dois anos após suas duas maiores glórias no futebol, ambas pelo Inter, a Libertadores e o Mundial de Clubes da Fifa. Ele voltou a ser campeão gaúcho em 2014 pelo clube do Beira-Rio, após passagens pelo Al-Jazira (Emirados Árabes) e Fluminense. ABel Braga retornou ao Al-Jazira em 2015 e foi demitido em dezembro daquele mesmo ano. Porém, está vinculado ao clube por força contratual, e somente estará liberado para trabalhar a partir de julho de 2016.

Foto: site do S.C. Internacional

ABAIXO, TODOS OS GOLS DA FINAL DO GAUCHÃO DE 2008, INTERNACIONAL 8 X 1 JUVENTUDE, NO BEIRA-RIO, EM 04/05/2008.

FICHA TÉCNICA DO JOGO:

INTERNACIONAL 8 X 1 JUVENTUDE

Estádio: Beira-Rio

Público: 42.866

Árbitro: Carlos Eugênio Simon

Gols: Danny Morais, Fernandão, Fernandão, Alex, Fernandão, Nilmar, Indio (contra), Indio e Clemer.

Internacional: Clemer; Índio, Orozco e Marcão; Bustos (Jonas), Danny Morais, Magrão, Alex (Andrezinho) e Guiñazu; Fernandão (Iarley) e Nilmar.Técnico: Abel Braga.

Juventude: Michel Alves; Elvis (Leandro Cruz), Laerte, Nunes e Márcio Goiano (Zezinho); Juan Perez, Hércules (Maicon), Hélder e Lauro; Ivo e Mendes. Técnico: Zetti.

Últimas do seu time