Em uma semana de alegria para os santistas, que na última segunda-feira (11) confirmaram o retorno da equipe à Série A do Campeonato Brasileiro, após a vitória diante do Coritiba por 2 a 0 na capital paranaense, aproveitamos para lembrar de um feito histórico da equipe da Vila Belmiro, há exatos 61 anos, quando conquistou o bicampeonato mundial de futebol.
Na então chamada "Copa Intercontinental", torneio que havia vencido no ano anteiror, superando a equipe portuguesa do Benfica, o Santos voltou a enfrentar um clube forte da Europa, desta feita o Milan (Itália) e, mais uma vez, sagrou-se campeão.
Mas não foi uma tarefa fácil para o time comandado por Pelé (1940-2022).
Na primeira partida, disputada no Estádio San Siro, em Milão, no dia 16 de outubro de 1963, o Milan derrotou o Santos por 4 a 2, gols de Trapattoni, Amarildo (duas vezes) e Mora para os milaneses. Pelé marcou os dois tentos da equipe praiana e não atuaria mais nos jogos decisivos, pois estava contundido. Almir Pernambuquinho foi o seu substituto.
O segundo jogo aconteceu quase um mês depois, em 14 de novembro, no Maracanã, e o Santos devolveu o placar, ganhando da equipe italiana pelos mesmos 4 a 2. Para o Santos, os gols foram marcados por Pepe (duas vezes), Almir Pernambuquinho e Almir. Mazzola e Mora fizeram os gols italianos.
Com a igualdade nas duas partidas, a disputa final aconteceu dois dias depois, em 16 de novembro, e em um jogo mais "amarrado", Dalmo Gaspar (1932-2015) marcou o único gol da partida, aos 31 minutos da etapa inicial, de pênalti (cometido por Maldini sobre Almir Pernambuquinho), com direito até a "paradinha", vencendo o goleiro italiano Balzzarini. A cobrança, aliás, foi muito parecida com aquela do milésimo gol de Pelé, no mesmo Maracanã, no mesmo gol.
ABAIXO, VÍDEO COLORIZADO DO CANAL "FUTEBOL ACERVO" DO YOUTUBE, LANCES DE SANTOS 1 X 0 MILAN EM 16 DE NOVEMBRO DE 1963, DECISÃO DA COPA INTERCONTINENTAL, NO MARACANÃ
Achados & Perdidos: Relembre de Paulo Morsa em uma hilária briga com Cacá Rosset no 'Debate Bola' da Record
28/04/2025Olhos no retrovisor: Jacques Villeneuve vencendo pela primeira vez na Fórmula 1
28/04/2025Achados & Perdidos: A confusão generalizada após o jogo entre Brasil e Uruguai com 'fuga' de Rivellino
28/04/2025Saudade: Há 56 anos a tragédia que vitimou Lidu e Eduardo e originou o apelido 'porco' do Palmeiras
28/04/2025Saudade: Há dois anos morria Zé Carlos Lebeba, ex-meio-campista do Vasco e Náutico
27/04/2025