Há exatos 58 anos, de virada, o Cruzeiro derrotava o Santos no Pacaembu por 3 a 2 e conquistava a Taça Brasil de 1966, coroando uma jornada espetacular do time mineiro que havia vencido o Peixe por impressionantes 6 a 2 na partida de ida no Mineirão, disputada uma semana antes.
Posteriormente, aliás, a Taça Brasil foi englobada como Campeonato Brasileiro. Portanto, este foi o primeiro Campeonato Brasileiro conquistado pelo Cruzeiro Esporte Clube.
Em 7 de dezembro de 1966, o Santos parecia disposto a reverter a situação para provocar um terceiro jogo, pois com 25 minutos de bola rolando na etapa inicial, o time da Baixada Santista já vencia por 2 a 0, gols de Pelé e Toninho Guerreiro.
E foi com 2 a 0 para o Santos que as equipes entraram para o vestiário, restando a segunda etapa para que a Raposa tentasse algo diante da equipe praiana.
Chovera forte em São Paulo antes da partida, e o gramado do Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho não teve uma drenagem suficientemente boa para prejudicar o desempenho dos times que se notabilizavam pela ótima técnica.
O Cruzeiro, logo aos 12 minutos do segundo tempo, poderia ter diminuído, quando Armando Marques assinalou pênalidade máxima em Evaldo, empurrado por Mengálvio. A infração foi clara, a ponto de Mengálvio sequer esboçar reclamação. Mas o goleiro Cláudio defendeu a cobrança feita por Tostão, um chute fraco, próximo ao seu corpo, no lado direito.
Tudo parecia favorável ao Santos, então comandado pelo técnico Lula.
Porém, aos 18 minutos, o mesmo Tostão se redimiu, marcando um belo gol de falta, surpreendendo Cláudio, com um arremate em curva.
Dez minutos depois, com Dirceu Lopes, que acertou um belo chute da entrada da grande área, pelo lado esquerdo, o Cruzeiro chegou à igualdade no placar, e restando um minuto para o término, Natal recebeu de bandeja o passe de Tostão da esquerda e consumou o que parecia impossível, a virada cruzeirense que rendeu o título da Taça Brasil ao time azulado.
MOMENTO DISTINTO...
Muito diferente do que se via na década de 1960, Cruzeiro e Santos não tiveram vida fácil no Brasileiro de 2023. O Peixe acabou rebaixado para a 2ª Divisão e a Raposa se livrou de nova queda na penúltima rodada.
FICHA TÉCNICA DA PARTIDA
Santos 2 x 3 Cruzeiro
Estádio Paulo Machado de Carvalho (Pacaembu)
Data: 07 de dezembro de 1966
Público: 30.000 espectadores (estimativa)
Árbitro: Armando Marques
Gols: Pelé, Toninho Guerreiro, Tostão, Dirceu Lopes e Natal.
Santos: Cláudio; Lima, Haroldo, Obrdan e Zé Carlos, Zito e Mengálvio; Amauri (Dorval), Toninho Guerreiro, Pelé e Edu. Técnico: Lula.
Cruzeiro: Raul; Pedro Paulo, William, Procópio e Neco; Piazza e Dirceu Lopes; Natal, Evaldo, Tostão e Hilton Oliveira. Técnico: Airton Moreira.
ABAIXO, COM IMAGENS DO CANAL 100, SANTOS 2 X 3 CRUZEIRO. NARRAÇÃO DE FIORI GIGLIOTTI E COMENTÁRIOS DE JOSÉ PAULO DE ANDRADE E LUIZ AUGUSTO MALTONI
Saudade: Há um ano morria José Nello Marques, um dos grandes nomes do jornalismo brasileiro
25/01/2025Parabéns, Tostão! Veja gols que o aniversariante marcou pelo Cruzeiro
25/01/2025Após derrota em casa para o Palmeiras, Santos vai a Rio Claro enfrentar o Velo; as formações
25/01/2025Achados & Perdidos: Há cinco anos, no clássico Gre-Nal, o Inter levou a melhor na decisão da Copinha
25/01/2025Saudade: Histórico meia do Santos, Araken Patusca nos deixava há 35 anos
24/01/2025