O saudoso meia brilhou pelo Timbu. Foto: Reprodução

O saudoso meia brilhou pelo Timbu. Foto: Reprodução

O saudoso Jorge Mendonça (1954-2006) teve uma atuação brilhante há exatos 50 anos, ocasião em que defendia o Náutico, marcando os dois gols da equipe do Recife na vitória por 2 a 0 diante do Corinthians, pelo Campeonato Brasileiro, cujo título daquela edição foi obtido pelo Vasco da Gama.

Naquele 20 de abril de 1974, um sábado à tarde, foram necessários apenas 8 minutos de bola rolando para que Jorge Mendonça escorasse de cabeça um cruzamento da esquerda. Ado, goleiro do Alvinegro, saltou mas nada pôde fazer, a bola foi no ângulo direito.

O segundo gol aconteceu na parte final do jogo, aos 43 minutos do segundo tempo. Jorge Mendonça recebeu na linha divisória do gramado e avançou sem enfrentar dificuldades da marcação alvinegra. De pé esquerdo, na saída de Ado, ele arrematou a meia altura, no canto esquerdo.

Carioca do município de Silva Jardim, onde nasceu em 6 de junho de 1954, Jorge Mendonça começara sua carreira em 1972 pelo Bangu, onde permaneceu até 1973, ano em que se transferiu para o Náutico, onde foi campeão pernambucano em 1974 e 1975. Permaneceu no Timbu até 1975, deixando o clube para defender o Palmeiras entre 1976 e 1979. No Alviverde conquistou o Paulista de 1976, formando uma afinadíssima dupla com Ademir da Guia.

Jogou por diversos clubes na sequência, entre eles o Vasco, Guarani, Ponte Preta e Cruzeiro. Encerrou sua carreira em 1990, pelo Paulista de Jundiaí.

Jorge Mendonça morreu aos 51 anos, em 17 de fevereiro de 2006, vítima de infarto.

ABAIXO, VÍDEO COM OS GOLS DE JORGE MENDONÇA NA VITÓRIA DO NÁUTICO SOBRE O CORINTHIANS EM 20 DE ABRIL DE 1974, COM LOCUÇÃO DE MILTON NEVES (GOL - O GRANDE MOMENTO, DA BAND)

FICHA TÉCNICA DA PARTIDA

Náutico 2 x 0 Corinthians

Competição: Campeonato Brasileiro
Local: Estádio José do Rego Maciel, Recife-PE
Data: 20 de abril de 1974 (sábado)
Horário: 16h00 (de Brasília)
Árbitro: José Aldo Pereira
Gols: Jorge Mendonça (aos 8 minutos do primeiro tempo e aos 43 minutos da etapa final)
Público: 5.481 torcedores

Náutico: Neneca; Pedro Paulo, Beliato, Sidclei, Cincunegui, Draílton, Cordeiro, Dedeu, Jorge Mendonça, Vasconcelos (Paraguaio) e Gilvan. Técnico: Orlando Fantoni.

Corinthians: Armando; Galli, Pescuma (Vanderlei), Vágner, Wladimir, Tião, Adãozinho, Vaguinho, Washington (Paulo Sérgio), Roberto Miranda e Marco Antônio. Técnico: Luizinho.

Dados da ficha técnica da partida obtidos no "Almanaque do Timão", de Celzo Unzelte.

Últimas do seu time