Foto: Divulgação/Atlético-MG

Foto: Divulgação/Atlético-MG

Nem o mais pessimista dos atleticanos conseguiu esconder o sorriso na última rodada. A importante vitória de virada sobre o Cuiabá, somada à derrota flamenguista no FlaFlu, deixou o Galo em uma situação bastante confortável para a reconquista do título que não vem há 50 anos.

Mais do que o bom futebol apresentado pelos comandados de Cuca ou a instabilidade recente do desfalcado Flamengo, a matemática é aliada do Atlético nesta reta final do Campeonato Brasileiro.

Com duas rodadas a mais do que o rival carioca, o alvinegro tem uma diferença de 13 pontos, que pode cair para sete caso o Mengão seja bem sucedido nas rodadas em atraso.  

A expectativa de pontuação, que leva em conta o aproveitamento que cada posição exige ao decorrer do campeonato, é de que o vice campeão some 70 pontos ao término da 38a rodada. Uma projeção semelhante à da edição anterior, que teve o Inter na segunda colocação com tal pontuação, um ponto atrás do campeão Flamengo.

Trata-se de uma expectativa parecia com 2018, quando o Flamengo foi vice com 72, e 2016, com o mesmo Flamengo e o Santos dividindo o segundo lugar com 71. 

Nos últimos cinco anos apenas duas edições tiveram pontuação fora da curva. Em 2019, Santos e Palmeiras tiveram o melhor desempenho de um vice desde 2006, quando o Brasileirão de pontos corridos passou a ser disputado com 20 clubes. A dupla paulista chegou a incríveis 74, mas bem abaixo dos flamenguistas 90 pontos. Já em 2016, o Palmeiras foi vice com "apenas" 63 pontos. Vale destacar que o campeão Corinthians também teve um desempenho abaixo da média, somando 72.

Com 59 pontos conquistados em 27 rodadas, o Atlético Mineiro precisa (na teoria, vale sempre lembrar) de mais quatro vitórias para conquistar o título. Mesmo que o Flamengo aumente seu desempenho nessa reta final, difícil imaginar que mais 16 pontos, chegando aos 75, não sejam suficientes. 

O Galo soma até aqui 72% de aproveitamento. Se o desempenho for mantido até o final, poderá chegar aos 83 pontos. Mas tem gordura para essa reta final. Somar 50% da pontuação pode ser o suficiente para garantir a taça.

Com um investimento pesado e um time de estrelas que deu liga, o Atlético tem a faca e o queijo nas mãos para fazer história. E nem é preciso uma calculadora para isso...

 

Últimas do seu time