Das 32 equipes que irão participar do novo Mundial, 19 já estão classificadas

Das 32 equipes que irão participar do novo Mundial, 19 já estão classificadas

A FIFA decidiu modificar o atual formato do Mundial de Clubes, e a partir de 2025 ele será disputado por 32 equipes, em um único país e com a duração de 29 dias, como é a Copa do Mundo atualmente. O primeiro “Super Mundial” será disputado nos Estados Unidos em julho.

Ao todo, os países sul-americanos terão direito a seis vagas, sendo quatro para os últimos campeões da Libertadores e mais duas para os dois clubes mais bem ranqueados pela CONMEBOL. Palmeiras, Flamengo e Fluminense são as três equipes classificadas até o momento, já que venceram as últimas três Copas Libertadores. As outras três vagas serão do clube que vencer a Libertadores em 2024 e os dois mais bem ranqueados em seu ranking, que hoje são Boca Juniors e River Plate.

Para os clubes europeus serão 12 vagas, sendo os últimos três campeões da Champions League (Chelsea, Real Madrid e Manchester City) além do vencedor da competição em 2024. As outras oito vagas serão distribuídas para os clubes com melhor colocação do ranking da UEFA, na qual, Bayern de Munique, PSG, Inter de Milão, Porto e Benfica já estão classificados, restando apenas três vagas. Caso fossem definidas hoje, Borussia Dortmund, Barcelona e RB Leipzig estariam classificados.

Já as últimas 14 vagas, quatro vão para clubes africanos, onde o Al Ahly e o Wydad Casablanca já estão garantidos na competição por terem vencido as últimas Liga dos Campeões da CAF. Para as últimas duas vagas, o clube que vencer a competição em 2024 e o clube mais bem ranqueado, que atualmente é o Maelodi Sundowns da África do Sul.

Quatro outras vagas para clubes da Ásia, onde o Al Hilal e o Urawa Red Diamonds já estão classificados, o clube que vencer a AFC Champions League irá garantir outra vaga e por fim, o clube mais bem ranqueado que atualmente é o Jeonbuk Hyundai Motors da Coreia do Sul.

O único clube da Oceania será o Auckland City da Nova Zelândia que venceu a Liga dos Campeões da OFC, e outros cinco clubes da América do Norte, sendo um o país convidado por ser o país sede dos Estados Unidos, além do Monterrey e o León do México e o Seattle Sounders, que venceram as últimas Champions da Concacaf, e o clube que vencer a competição em 2024.

Este novo torneio será sempre realizado de quatro em quatro anos, e anualmente o Intercontinental, que é o nome que deram para o atual Mundial, onde o clube que vencer a Champions League já estará garantido na final de forma direta, enquanto os outros clubes irão disputar um formato de playoffs para definir quem irá jogar a final.

 

Últimas do seu time