As decisões dos campeonatos regionais dos quatro maiores centros do futebol brasileiro têm até o presente apenas um clássico garantido, representado pelo Fla-Flu, que mostrará no início de abril qual desses dois gigantes será o "pároco" do certame "paroquiano" do Rio de Janeiro em 2023.
Em São Paulo, temos o Palmeiras - a meu ver com a mão na taça - decidindo o título do Paulistão 2023 com o Bragantino ou com o surpreendente Água Santa, decisão essa que descarta desde já a possibilidade de clássico na Final.
Já em Minas, onde não teremos na Final o tradicional clássico representado por Atlético x Cruzeiro, a decisão do campeonato regional fica por conta de um confronto, reunindo o Galo e o América, jogo este que se pode chamar de semi clássico do futeol mineiro.
No Rio Grande do Sul, a possibilidade de o título do Gauchão ser decidido no clássico Gre-Nal continua viva, apesar dos tropeços de Inter e Grêmio nos seus jogos de ida diante de Caxias e Ypiranga, respectivamente.
O Colorado foi a Caxias do Sul e mostrou um futebol pavoroso no Estádio Centenário, não indo além de um empate em 1 a 1 com o time da Serra Gaúcha.
A rigor, pode ser dito que o time de Mano Menezes até saiu no lucro com esse empate, já que houve um pênalti claro a favor do Caxias, em que o juiz, além de não marcar a penalidade, deu cartão amarelo ao jogador que sofreu a falta praticada pelo atleta colorado.
O Grêmio, por sua vez, foi a Erechim e protagonizou à sua torcida um espetáculo de bola no primeiro tempo, que venceu por apenas de 1 a 0 com volume de jogo para golear, e um "filme de terror" na segunda etapa, quando sumiu do confronto, sendo dominado pelo Ypiranga, que não apenas chegou ao empate, mas virou o placar em 2 a 1, vencendo o jogo.
Na partida, houve três lances de pênalti confirmados com o auxílio do VAR, sendo dois cobrados com êxito pelo Ypiranga e um desperdiçado pelo Grêmio, nos pés de Suárez, que a exemplo do que fizera no jogo contra o Ferroviário, pela Copa do Brasil, "telegrafou" o canto, facilitando a ação do goleiro.
Como falei anteriormente, a chance de Gre-Nal na Final do Gauchão é latente, pois dificilmente Caxias e Ypiranga repetirão os bons resultados colhidos em casa, com seus jogadores tendo na nuca o ruído ensurdecedor das torcidas de Grêmio e Inter, lotando a Arena e o Beira-Rio.
Fale com nosso comentarista Lino Tavares através de WhatsApp 55-991763232 e
jornalino@gmail.com. Leia artigos do colunista neste Portal esportivo, bem como entrevistas e reportagens de sua autoria em Rede de Mídia Brasil Online, Rede de Mídia Online Internacional, Revista Eletrônica Gibanet.com, Site informativ o SOS Brasília e Jornal Expresso Minuano-RS