Vitória mudou de mãos na última curva, após batida do líder. Tony Kanaan foi o 4º

Vitória mudou de mãos na última curva, após batida do líder. Tony Kanaan foi o 4º

Uma corrida para ficar na história neste domingo, 29, para coroar o centenário das 500 Milhas de Indianápolis, com ingredientes de um filme de Hollywood.
Nos últimos metros, o inglês Dan Wheldon, da equipe Brian Herta, conseguiu a vitória, que estava nas mãos do norte-americano JR Hidebrand, após este bater no muro exatamente na última curva. Clique aqui e veja o vídeo.
A batida de Hildebrand aconteceu logo após ele ter ultrapassado um retardatário, o inglês Charlie Kimball. Hildebrand, por fora, ficou na parte mais suja da pista e estampou o muro.
Mesmo com a batida, Hidebrand (Panther) conseguiu cruzar a linha de chegada em segundo lugar, e Graham Rahal (Ganassi) completou a lista dos três primeiros.
Dan Wheldon, o vitorioso, largou na sexta colocação e manteve-se sempre entre os primeiros. Foi sua segunda vitória nas 500 Milhas de Indianápolis. Ele também venceu em 2005, quando competia pela equipe Andretti-Green.
O brasileiro Tony Kanaan, que largou em 23º, fez uma corrida excelente e terminou em quarto lugar, com um dos carros da KV-Lotus.

Oriol Servià (Newman/Haas) e Scott Dixon (Ganassi), chegaram em quinto e sexto lugares, respectivamente.

Os demais brasileiros:
Vitor Meira (A.J. Foyt) foi o 15º; Helio Castroneves (Penske) o 17º e Bia Figueiredo (Dreyer & Reinbold) a 21ª.
Entre as mulheres, a norte-americana Danica Patrick (Andretti), que chegou a liderar algumas voltas no final da prova, foi a melhor classificada, recebendo a bandeira quadriculada na décima colocação. A inglesa Pipa Mann, da Conquest, terminou em 20º. A brasileira Bia Figueiredo (Dreyer & Reinbold) foi a 21ª colocada, e a suíça Simona de Silvestro (HVM) abandonou, com problemas em seu carro.
Dario Franchitti, que venceu a prova no ano passado, foi o 12º, com um dos carros da Ganassi e Will Power (Penske), líder do campeonato, foi o 14º, após vários problemas.

A próxima etapa acontece no dia 11 de junho, no oval do Texas.

Foto: iG/Reuters


A classificação final das 500 Milhas de Indianápolis:



Wheldon e o leite da vitória, celebrando sua segunda vitória no oval mais famoso do mundo.
Foto: iG/AP

O carro da Panther, de JR Hildebrand. Vitória perdida na última curva.
Foto: iG/AFP

Desolado, Hildebrand deixou a vitória escapar a poucos metros do final das 500 Milhas
de Indianápolis.
Foto: iG/AFP

Ryan Briscoe, à esquerda, foi fechado por Towsend Bell e os dois se chocaram com o muro.
Em primeiro plano, o carro 83 de Charlie Kimball passa ileso.
Foto: iG/AFP


Danica Patrick liderou algumas voltas no final da prova, mas teve de fazer um pit-stop para
reabastecer e trocar pneus. Ela terminou em décimo lugar.
Foto: iG/AFP


A prova:

Na largada, Scott Dixon, segundo no grid, ganhou a posição de Tagliani. Servià manteve-se em terceiro.
Heliocastroneves, que largou em 16º perdeu posições e caiu para 21º, com Tony Kanaan em 22º. Vitor Meira era o 11º e Bia Figueiredo a 28ª.
Tagliani ganhou a posição de Dixon e assumiu a ponta.
A primeira a parar nos boxes foi Simona de Silvestro, na volta 12, após problemas em seu carro. Ela trocou pneus e voltou à pista.
No começo de prova, destaque para Townsesend Bell, com a melhor média de velocidade, acima das 223 milhas por hora, o únioco a andar nesse rítmo.
O veterano Paul Tracy, penúltimo colocado foi para os boxes com problemas.
Primeiro acidente: na volta 21, o japonês Takuma Sato chocou sua KV contra o muro, sem muita violência e abandonou. Safety-car na pista.
Os boxes foram abertos na volta 23 e com excessão de Simona de Silvestro, todos foram para suas trocas e reabastecimento.
Problema para Will Power, que saiu do pit antes que a roda traseira esquerda estivesse presa, que acabou se soltando, ainda na área do pit. Ele teve de fazer uma volta completa com três rodas e retornou aos boxes, voltando em 29º.
Relargada na 27ª volta, e Dixon assumiu a ponta, com Tagliani em segundo e Bell em terceiro.

Segundo acidente:
na volta 27, logo após a relargada, fim de corrida para outro carro da KV, desta vez Ernesot Viso, que tocou em Davey Hamilton e bateu com mais violência no muro que seu companheiro de equipe, mas saiu ileso. Hamilton foi para os boxes para consertar avarias em seu carro. Safety-car na pista.
Posição dos brasileiros: Meira em oitavo; Kanaan em nono; Helinho em 13º e Bia em 22º lugar.

Relargada na volta 33, e Dixon repetiu a dose e superou Tagliani. Franchitti era o terceiro, Wheldon o quarto, Bell o quinto e Carpenter o sexto. Vitor Meia e Tony Kanaan vinham a seguir, em sétimo e oitavo lugares, respectivamente.
Tagliani começou a perder ritmo e perdeu posições para Franchitti e Wheldon.
Em contrapartida, Kanaan começou a fazer médias muito boas e superou Meira e Carpenter, subindo para a sexta colocação.Meira era o oitavo.
Fim de prova para Simona de Silvestro. A suíça, que sofreu um grave acidente nos treinos, queimando as duas mãos, abandonou na volta, com problemas em sua HVM.

Terceiro acidente:
na volta 62, Jay Howard, da equipe Sam Schmidt, perdeu a roda traseira esquerda, rodou na entrada dos pits e acabou batendo. Ele abandonou, saindo sem problemas do carro. Safety-car na pista.
Boxes abertos e vários pilotos foram para mais uma troca de pneus e reabastecimento. Vitor Meira teve problemas. O motor de seu carro parou de funcionar e os mecânicos tiveram dificuldades para recolocá-lo na prova. ele retornou em 12º lugar. Na volta seguinte ele retornou aos boxes e caiu ainda mais na tabela de classificação, para o 19º lugar.
Ainda sob bandeira amarela, nova parada para Will Power, que tinha problemas em sua suspensão traseira esquerda.

Relargada na volta 72,
com Dixon, Franchitti e Tagliani nas três primeiras colocações.
Wheldon, Bell e Hildebrand completavam a lista dos seis primeiros.
Os brasileiros: Meira era o 16º; Kanaan o 18º; Helinho o 21º e Bia em 25º lugar.

Entre as mulheres:
Danica Patrick era a 13ª; Bia Figueiredo a 25ª e Pipa Mann a 26ª.
Mudança de posições no pelotão da frente na volta 85. Wheldon superou Tagliani e subiu para a terceira colocação.
Quarto acidente: na 100ª volta, James Hinchcliffe, da Newman-Haas teve algum problema e não conseguiu controlar seu carro. A pancada no muro, o softwall, foi forte, mas bem absorvida e o canadense não se machucou. Safety-car na pista.

Relargada na volta 107:
Franchitti, Servià, Marco Andretti, Carpenter, Dixon e Bell eram os seis primeiros. Heliio Castroneves, o 19º, conseguiu recuperar a volta que tinha de desvantagem, ultrapassando Franchitti. Servià assumiu a ponta, forçando em cima de Franchitti e em seguida ultrapassou Helio Castroneves, colocando o brasileiro novamente com uma volta de desvantagem.
Os brasileiros: Kanaan era o 15º; Meira o 16º, Helinho o 19º e Bia a 26ª.
Bela manobra de Oriol Servià, ultrapassando Franchitti e assumindo a liderança da prova no giro 113.
Franchitti retomou a primeira colocação na volta 129, ultrapassando sem dificuldades o espanhol Oriol Servià.
Franchitti, o líder, tocou de leve no muro, em seguida nova paralisação com bandeira amarela. Tagliani bateu com mais força no muro e abandonou. Safety-car na pista.
Relargada na volta 155. Logo em seguida, acidente com dois carros.
Quinto acidente:
Bell (Sam Schmidt) por fora, fechou Briscoe (Penske) e os dois foram para o muro. Safety-car na pista.
Os seis primeiros: Franchitti, Servià, Rahal, Dixon, Kanaan e Wheldon.

Os brasileiros:
além de Kanaan, o quinto; Vitor Meira era o 14º; Helinho o 19º e Bia a 22ª colocada.
Entre as mulheres: Danica Patrick vinha em nono lugar; Pipa Mann em 20º e Bia em 22º lugar.
Relargada na volta 164: Rahal assumiu a ponta, com Servià em segundo e Dixon em terceiro. Scheckter, Wheldon e Kanaan completavam a lista dos seis primeiros, restando 31 voltas para o final. Franchitti caiu para a décima colocação.
Final de prova eletrizante, com Tony Kanaan ganhando a posição de Servià que havia perdido o segundo lugar para Dixon. Em seguida, Dixon superou Rahal e assumiu a ponta.
Os seis primeiros, restando 28 voltas: Dixon, Rahal, Kanaan, Servià, Wheldon e Danica.
Tony assumiu o segundo lugar, ultrapassando Rahal, fazendo médias de velocidades superiores ao líder, Scott Dixon, mas em seguida Rahal retomou a posição de Tony.
Rahal, Dixon e Tony vieram para mais um reabastecimento. Na pista, Danica assumiu a liderança, com Baghette em segundo e Marco Andretti em terceiro.
Novo líder na volta 187: Bertrand Baguetti ultrapassou Danica, que em seguida foi para seu último reabastecimento. Andretti também foi para o pit-stop.
Os três primeiros: Baghetti, Hidebrand e Franchitti.Tony Kanaan era o sexto.
Baghetti foi para o pit para reabastecer e Hildebrand assumiu a liderança, restando duas voltas para o final.
Incrível! Na última curva, JR. Hildebrand bateu no muro e Dan Wheldon ficou com a vitória, seguido por Hidebrand, que conseguiu cruzar a linha de chegada mesmo com o acidente e Grahan Rahal em terceiro. Tony Kanaan, foi o quarto, Oriol Servià o quinto e Scott Dixon o sexto.

Clique abaixo, no logo Bella Macchina, e veja mais informações de automobilismo

Twitter

@marcosjuniormic

Facebook
Marcos Júnior Micheletti
E-mail:
marcos@terceirotempo.com.br

Últimas do seu time