Finlandês foi perfeito no traçado urbano de Baku. Foto: Mercedes-AMG F1

Finlandês foi perfeito no traçado urbano de Baku. Foto: Mercedes-AMG F1

Valtteri Bottas venceu o GP do Azerbaijão, disputado neste domingo (28) no circuito urbano montado em ruas de Baku, estabelecendo a quarta dobradinha da Mercedes em quatro provas na temporada de 2019 da Fórmula 1, com Lewis Hamilton terminando em segundo lugar. 

Foi uma prova perfeita do finlandês, que chegou ao seu quinto triunfo na F1, conseguindo suportar a pressão de Hamilton nas voltas finais, sem cometer qualquer erro e mantendo-se à frente, superando o trauma do ano passado, quando tinha a vitória nas mãos mas um furo de pneu o fez perder a possibilidade de subir ao degrau mais alto do pódio.

Sebastian Vettel (Ferrari) foi o terceiro, Max Verstappen (Red Bull) terminou em quarto e Chales Leclerc (Ferrari) foi o quinto, ainda ganhando o ponto de bonificação pela volta mais rápida. Foi um bom dia para o mexicano Sergio Pérez (Racing Point), que recebeu o pano quadriculado em sexto, após ter largado no quinto posto.

Jornada impecável de Bottas, com destaque para sua performance no final da prova, evitando que Hamilton aproxima-se o bastante para superá-lo. Foto: Mercedes-AMG F1

 

CLASSIFICAÇÃO DO CAMPEONATO

Com os 25 pontos da vitória, Bottas reassume a liderança do campeonato, com 87 pontos, um a mais que Hamilton, o vice-líder. Vettel subiu um posto e agora é o terceiro, com 52, tendo superado Verstappen, que agora está com 51, em quarto. Leclerc é o quinto com 47. Pérez fecha a lista dos seis primeiros, com 13.

Entre as equipes, liderança folgada da Mercedes, com 173. A Ferrari, em segundo lugar, soma 99. A Red Bull é a terceira força, com 64. A McLaren, que em Baku marcou pontos com seus dois pilotos (Sainz Jr foi o sétimo colocado e Norris o oitavo), está em quarto lugar no Mundial, com 18, um a mais que a Racing Point, quinta colocada. 

PRÓXIMA ETAPA

O próximo desafio para pilotos e equipes acontece no dia 12 de maio, o GP da Espanha, no circuito da Catalunha, em Montmeló. No ano passado a pole foi de Lewis Hamilton, com 1min16s173. A Mercedes fez a dobradinha, Hamilton em primeiro e Bottas em segundo. Verstappen completou o pódio, em terceiro.

A CORRIDA DE LECLERC

Leclerc, que largou em oitavo, beneficiado pelas punições a Raikkönen e Giovinazzi, começou a prova de pneus médios e tinha um ritmo melhor do que aqueles que partiram com os compostos macios. Ele permaneceu mais tempo na pista e teve um ritmo melhor no começo da prova, o que o levou à liderança após as paradas de Bottas, Hamilton e Vettel. 

Com pneus mais aderentes, Bottas e Hamilton encostaram em Leclerc na volta 30. Bottas superou Leclerc no giro 32 e reassumiu a ponta da prova. Na mesma volta, Kvyat e Ricciardo se enroscaram e provocaram bandeira amarela localizada. Ricciardo, que provocou a batida ao não ver Gasly quando tentava dar a ré, voltou aos boxes e abandonou, o mesmo fazendo Kvyat.

Hamilton foi em busca do segundo lugar e ganhou a posição de Leclerc na volta 33 e Vettel também ultrapassou Leclerc no giro seguinte. A Ferrari demorou para chamar o piloto que tinha ritmo inferior aos concorrentes.

O jovem monegasco da Ferrari foi aos boxes para sua única parada na volta 35 e retornou na sexta colocação, perdendo posições nos boxes para Verstappen e Gasly, mas o francês da Red Bull ainda estava de pneus médios, sem ter parado para troca. Leclerc recuperou uma posição, subindo para quinto, ao ultrapassar Gasly, que abandonou a prova na volta 39, com problema mecânico (perda de potência, segundo ele mesmo informou pelo rádio.

Leclerc ainda voltou aos boxes na volta 49 para colocar pneus novos e tentar fazer a volta mais rápida e ganhar o ponto extra.

Leclerc terminou em quinto e ganhou um ponto de bonificação por ter feito a volta mais rápida pelos 6.003 metros do traçado azeri. Foto: Scuderia Ferrari

 

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A HOME DE AUTOMOBILISMO DO PORTAL TERCEIRO TEMPO 


Bella Macchina no YouTube: Clique no logo

 

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR TODAS AS COLUNAS DE MARCOS JÚNIOR MICHELETTI

Últimas do seu time