Neymar ficou fora da disputa do prêmio de melhor jogador da temporada 2017/2018 da FIFA. Pela péssima repercussão de suas simulações, pela falta de um futebol coletivo na seleção, pela eliminação nas quartas, contra a Bélgica e, também, pelo tempo inativo por causa da lesão que o tirou da reta final da temporada, o camisa 10 não fez por merecer estar entre os principais atletas do ano.
Agora, a lista divulgada não reflete a temporada. É uma lista de destaques da Copa acrescida de Salah, CR7 e Messi. Ou seja, é uma lista para inglês ver e valorizar o produto FIFA, o Mundial da Rússia.
Kane, artilheiro da Copa, sem desmerecer sua condição de bom jogador e goleador, está na lista por conta dos gols marcados, sendo que três foram em cobranças de pênaltis e um sem querer, em chute que desvio em seu calcanhar. Vale lembrar que três gols foram anotados contra a seleção panamenha.
Tudo isso para ilustrar que a eleição não se dá pela temporada, mas sim pela Copa. Pois, se a temporada fosse, de fato, levada em consideração, o lateral Marcelo não poderia faltar na lista.
Perdeu dois jogos por causa da lesão lombar e não brilhou no Mundial, assim como ninguém da seleção brasileira se destacou. A Copa potencializou a escolha e deixou de fora aquele que, talvez, tenha sido o mais regular de toda a temporada.
Essa lista também. O único que brilhou na temporada, de verdade, foi o egípcio Salah. Esse sim.
Leia também:
Neymar não está na lista dos 10 melhores da FIFA
Saudade: O golaço 'Baila Comigo' de Mendonça, que nos deixava há seis anos
05/07/2025F1: Verstappen contraria a lógica, coloca rivais no bolso e larga na pole do GP da Grã-Bretanha
05/07/2025Achados & Perdidos: Itália 3 x 2 Brasil na Copa de 82, há 43 anos
05/07/2025Saudade: Há três anos morria Bento de Oliveira, grande operador de som e revelador de Osmar Santos
04/07/2025Achados & Perdidos: Há 13 anos, noite impecável de Emerson Sheik na conquista corintiana da Libertadores
04/07/2025