Jornalista passou em frente ao palco da primeira conquista mundial do Santos. Foto: Portal Terceiro Tempo

Jornalista passou em frente ao palco da primeira conquista mundial do Santos. Foto: Portal Terceiro Tempo

Em março de 2018, durante viagem a Portugal, ocasião em que participou da 1ª Conferência Internacional de Marketing Desportivo, Milton Neves viveu um momento de emoção quando, a caminho do hotel em que ficou hospedado, do táxi, avistou o Estádio da Luz, em Lisboa, palco da decisão do Mundial de Clubes de 1962, ocasião em que o Santos de Pelé derrotou o Benfica de Eusébio por 5 a 2.

A conferência, promovida promovida pela ADVB (Associação dos Dirigentes de Venda e Marketing do Brasil) e a ADVP (Associação dos Dirigentes de Venda e Marketing de Portugal), aconteceu em 14 de março de 2018, em Cascais, cidade próxima a Lisboa.

No dia seguinte ao evento, Milton Neves foi homenageado como  Personalidade de Marketing e Comunicação Desportiva Luso-Brasileira, também em Cascais.

SOBRE O JOGO DO PRIMEIRO MUNDIAL SANTISTA

Foi em 11 de outubro de 1962 que o Santos conquistou o primeiro de seus dois títulos mundiais interclubes, vencendo a equipe portuguesa do Benfica por 5 a 2.

A equipe brasileira havia vencido a primeira partida por 3 a 2, no Maracanã, em 19 de setembro, com dois gols de Pelé (1940-2022) e um de Coutinho (1943-2019), enquanto os portugueses marcaram duas vezes com Santana.

Quase um mês depois, em 11 de outubro de 1962, no Estádio da Luz, em Lisboa, a equipe santista dominou amplamente e marcou cinco gols (três de Pelé, um de Coutinho e outro de Pepe). O Benfica descontou no final, com Eusébio e Santana.

Ficha técnica do jogo decisivo:

Benfica 2 x 5 Santos

Data: 11 de outubro de 1962

Estádio da Luz, em Lisboa

Árbitro: Pierre Schwinte (França)

Público: 73.000 espectadores

Benfica: Costa Pereira, Jacinto, Humberto, Raul e Cruz; Cavem e José Augusto; Eusébio, Coluna e Simões. Técnico: Fernando Riera.

Santos: Gylmar, Mauro, Dalmo, Olavo e Calvet; Zito, Dorval e Lima; Coutinho, Pelé e Pepe. Técnico: Lula.

Gols: Pelé aos 15´ aos 25´; Coutinho aos 48´, Pelé aos 64´ Pepe aos 77´, Eusébio aos 85´ e Santana aos 89´

Abaixo, vídeo com a chegada da delegação santista a Lisboa, alguns lances da partida e os gols na final do Mundial Interclubes de 1962, com vitória do Santos sobre o Benfica por 5 a 2:


Em 13 de março de 2018, passando em frente ao Estádio da Luz, do Benfica, emocionado ao lembrar da vitória do Santos sobre o Benfica por 5 a 2 na final do Mundial de 1962

Em 13 de março de 2018, véspera do evento, passando em frente ao Estádio da Luz, do Benfica, emocionado ao lembrar da vitória do Santos sobre o Benfica por 5 a 2 na final do Mundial de 1962

Outro ângulo do Estádio da Luz, a partir do táxi que Milton pegou em Lisboa rumo a Cascais 

Eventou acontece no Hotel Cascais Miragem. Foto: Sylvio Micelli

 

Antes da palestra, Milton concedeu entrevista ao jornal Record, de Portugal. Foto: Sylvio Micelli

 

Milton Neves, homenageado como Personalidade de Marketing e Comunicação Desportiva Luso-Brasileira. Foto: Sylvio Micelli

 

Palestrando aos convidados do evento em Cascais. Foto: Sylvio Micelli

Vista do Atlântico,a partir do Hotel Cascais Miragem

 

Outra da sacada do Hotel Miragem, em Cascais 

Milton Neves e Rafael Magnoni Neves, seu filho mais velho, aproveitaram a ocasião para uma visita à Vinícola EA da Adega Cartuxa Eugênio de Almeida, em Évora, "berçário" do vinho Pêra-Manca, como Milton costuma dizer

 

Milton Neves na Vinícola EA da Adega Cartuxa Eugênio de Almeida, em Évora, em 14 de março de 2018

 

Milton Neves na Vinícola EA da Adega Cartuxa Eugênio de Almeida, em Évora

 

Milton, atento às explicações do sommelier 

 

 

No local das barricas e tonéis da vinícola portuguesa na bela Cascais

 

 

 

Últimas do seu time