Em 2009, brasileiro foi comparado a argentino pelo jornalista Wianey Carlet. Foto: UOL

Em 2009, brasileiro foi comparado a argentino pelo jornalista Wianey Carlet. Foto: UOL

Taison foi o nome da lista de Tite que mais gerou polêmica e reações negativasde torcedores na última segunda-feira (14), mas terá, aos 30 anos, a oportunidade de provar seu valor aos torcedores brasileiros no maior cenário possível, a Copa do Mundo. Para aqueles que curtiram ou compartilharam a famosa frase que envolve um dos maiores jogadores da história, é uma chance de ouro. 

"Taison ou Messi? O futuro dirá quem foi melhor", comparou o jornalista Wianey Carlet, em 2009, quando o então meia-atacante do Inter despontava com destaque na Copa do Brasil. Tite, que dirigia o jogador colorado na época do texto, não se importou com a comparação histórica ao escolher o atleta para atuar no Mundial da Rússia. Agora, curiosamente, Taison tem a chance de, quem sabe, ser campeão do mundo antes do "rival", que também busca sua primeira taça na carreira. 

Amparado pelo que viu de Taison em seis convocações anteriores, o treinador se decidiu baseado em vários fatores, mas o conhecimento profundo sobre o jogador e as possibilidades que ele oferece ao time foram determinantes. Tudo foi reforçado pelas participações em amistosos contra Japão e Austrália, quando foi a campo no segundo tempo e auxiliou diretamente nas vitórias. 

O aspecto pessoal, admitiu o treinador em entrevista coletiva, teve peso na escolha. Seis dos 23 chamados já estiveram com Tite em clubes, e Taison é um desses jogadores. 

A explicação da comissão e a experiência na Europa

"A gente analisa, não só ver os jogos ao vivo, na TV, mas olha lance por lance e também a ideia do contexto nosso", explicou Cléber Xavier, auxiliar de Tite. Em seguida, o braço direito do treinador detalhou o aspecto tático. Taison pode jogar pela ponta ou como um meia-atacante, posicionado logo atrás de Firmino ou Gabriel Jesus.  

"Trabalhamos muito com as transições ofensiva e defensiva. Trabalhamos muito o perde e pressiona para quando o time perder a bola no jogo apoiado a gente ter de novo. O Taison nos dá isso. Te dá um trabalho por dentro e por fora [feito] no Shakhtar. Pode voltar na linha [em marcação ao lateral rival] e sair em contra-ataque, mas também pode ser um jogador interno, no 4-2-3-1, no jogo apoiado", especificou. 

Se Cléber se ateve a aspectos táticos, Tite lembrou outro ponto para justificar a escolha. Para o treinador, o fato de Taison atuar regularmente na Europa há oito anos e jogar partidas importantes pelo Shakhtar agregaram pontos em seu nome. Críticos da convocação, muitas vezes, apontam para o baixo número de gols e assistências, mas isso não impediu sua sequência na equipe ucraniana. Atuou todos os minutos dos oito jogos da Liga dos Campeões e fez um gol, contra o Napoli. 

Autor da frase morreu sem ver Taison na Copa do Mundo

Reprodução
 
Taison exibe camisa com charge e a famosa frase que o comparava a MessiImagem: Reprodução

Wianey Carlet, o jornalista gaúcho que comparou o meia-atacante com o argentino Lionel Messi, morreu antes de poder ver Taison ser chamado à Copa do Mundo. Ele foi vítima de uma parada cardíaca em setembro do ano passado, quando a profecia já havia ganhado o mundo. Recentemente, até o Shakhtar entrou na brincadeira ao citar o argentino em um belo gol anotado pelo brasileiro. 

Antes disso, Tite já tinha o jogador na memória. Enquanto dirigia o Corinthians, pediu por diversas vezes que Taison fosse uma contratação buscada pela diretoria, que nunca encontrou uma brecha para isso. Eleito melhor contratação do futebol ucraniano em 2011, ele foi disputado pelo Chelsea com o Shakhtar, que venceu a briga e assegurou o reforço que se tornaria jogador de Mundial. 

Se não pode concorrer individualmente com Messi e suas cinco Bolas de Ouro, Taison tem ao menos uma outra grande ambição para tentar superar o argentino. Sair da Rússia, quem sabe, com o sonhado título pelo camisa 10 do Barcelona e da seleção de Jorge Sampaoli. 

Repercussão recupera foto polêmica 

Reprodução
 
Postagem de Taison no Instagram com cigarro supostamente de maconhaImagem: Reprodução

 

Entre os vários memes que se espalharam pela internet sobre Taison, uma foto chamou atenção. Foi um clique de junho de 2016 em que Taison, de férias no Brasil, aparece com um cigarro na mão ao lado de outros três amigos. A suspeita de que tratava-se de maconha se espalhou pela internet mesmo com a negativa do jogador

"Eu estou de férias, estava com os meus amigos, em um momento meu, de descontração. Sou contra [o consumo de drogas] e nunca usei. Cuido muito do meu corpo, da minha carreira. Sempre cuidei", disse ele ao UOL Esporte na ocasião. 

A foto deu dores de cabeça ao jogador, que teve de apagá-la e ainda correu o risco de desagradar Tite, que na época tinha acabado de assumir a seleção. "É meu sonho, estou feliz pelo Tite estar lá. Conheço bastante ele e tenho grande carinho", disse o atacante. 

Últimas do seu time